Saiba como prevenir e tratar dores na coluna causadas por má postura
Quem já não teve (alguma vez na vida) a sensação de ser um titã como Atlas e carregar o peso do mundo nas costas? Seja proveniente de lesões ou erros posturais, o eixo de sustentação do corpo se recente e fraqueja inclusive com reflexo de dores emocionais.
“O estresse é um fator de risco para o aparecimento da dor crônica. São pacientes que muitas vezes apresentam pouca ou nenhuma perda de capacidade física, amplitude de movimento ou não registram dor nos testes provocativos na coluna. Mesmo assim, sofrem de dores com frequência. O estresse tanto pode aumentar os pontos de tensão, assim como a atenção do cérebro para dor”, diz o fisioterapeuta Igor Montenegro, membro do ITC Vertebral.
Dor também simbólica
No âmbito da subjetividade, não é à toa que associamos o ato de carregar o mundo nas costas ao próprio peso da coluna vertebral. “Simbolicamente, é como se representasse a nossa capacidade de sustentar, de aguentar, de suportar as experiências vividas”, esclarece o psicólogo e psicanalista Daniel Franco, membro da Associação Cearense de Terapia Familiar (ACTF).
É daí que surgem expressões como ‘carregar’ um fardo, uma cruz, numa relação direta com sacrifícios, renúncias impostas pela vida. No contexto físico, contribuímos para esse estado de dor recorrente. “As posturas sentadas por tempo prolongado, mesmo que em uma boa postura já é um fator de risco para dor lombar. Mas se o indivíduo passar muito tempo sentado com o tronco relaxado o risco pode aumentar”, destaca o fisioterapeuta Igor Montenegro.