Samu 192 registra mais de 6 mil trotes em 2022
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará registou 6.067 chamadas falsas este ano. Ao todo, foram realizadas 103.232 ligações até o dia 29 de março.
Os profissionais responsáveis por atender às chamadas são treinados para identificar os trotes. Os trabalhadores recebem instruções para formular perguntas específicas que os ajudam a identificar a zombaria. O intenso fluxo de solicitações falsas, no entanto, provoca atraso em episódios efetivos.
“Contamos com o apoio da população, principalmente, para evitar trotes, pois, quando deslocamos uma ambulância para uma ocorrência que não é verdadeira, a gente está atrasando o atendimento de quem, de fato, necessita de atendimento”, diz o médico regulador e chefe de equipe da Central de Regulação de Urgência do Eusébio do Samu 192, Nilson Mendonça Filho.
O trote passado para a Central de Regulação de Urgências, às vezes, apresenta características tão verídicas que uma equipe, com ambulância, é deslocada para o atendimento. Ao chegar no local, os profissionais percebem que não há ocorrência.
Trote é crime
Em 2021, em meio à pandemia de covid-19, o governador Camilo Santana sancionou lei que responsabiliza quem fizer trote contra serviços públicos estaduais. O delito está previsto no artigo 340 do Código Penal (com pena que pode variar de seis meses a um ano).


