Santa Casa de Misericórdia de Sobral atinge marca de 400 transplantes de córneas realizados

“Ano passado descobri que precisaria fazer transplante de córneas nos meus dois olhos. No início foi difícil aceitar, chorei bastante. Mas hoje estou feliz aqui na Santa Casa realizando o primeiro transplante no olho direito”, ressalta emocionada a jovem Vitória Ribeiro, 20, natural de Guaraciaba do Norte. Com o procedimento realizado em Vitória na quarta-feira (04/11), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) – único hospital do interior do Ceará a realizar o procedimento – atingiu a marca de 400 transplantes de córneas realizados.

Vitória foi diagnosticada com ceratocone – doença degenerativa da córnea comum entre os jovens, que vai tornando a córnea mais fina, com perda progressiva da visão – e ao ser encaminhada à Santa Casa, não imaginava que a instituição realizava o procedimento. “A cirurgia foi tranquila, não senti nada, e agradeço ao Dr. José Ribamar e a todos os profissionais que me trataram super bem. Agora é aguardar a recuperação para que possa realizar o procedimento no outro olho”, ressalta.

De acordo com o médico oftalmologista José Ribamar Fernandes Filho, que também realizou o primeiro transplante de córnea no hospital em 2011, comemorar esse tipo de procedimento realizado pela Santa Casa é sinal de desenvolvimento para a saúde de Sobral e região: “Comemoramos porque sabemos da grande dificuldade que é conseguir fazer algo diferente no interior do nordeste. E a Santa Casa, por ser um hospital de ponta, nos possibilita ofertar esse serviço à população. É com muita satisfação que conseguimos chegar à marca de 400 transplantes realizados, e por isso agradeço à direção da Santa Casa pelo apoio e parceria de sempre”, enfatiza.

Para o diretor-geral do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho Soares, chegar a esse número de procedimentos ressalta a importância e qualidade que a Santa Casa representa para a região: “Nossa instituição vem buscando no dia a dia se desenvolver da melhor forma possível para garantir uma assistência segura e de qualidade à população. É isso que o sucesso desses procedimentos comprovam”, destaca Klebson.

Banco de Olhos

A Santa Casa foi o primeiro hospital do interior do Ceará a realizar transplantes de córneas – ainda em 2011. Hoje, o hospital conta com um Banco de Olhos, que além de realizar captação de córneas, é responsável pela avaliação, processamento, armazenamento e distribuição destes tecidos para a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos do Estado do Ceará (CNCDO).

Deixe uma resposta