Santa Casa de Sobral inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório em bebês internados nas Unidades Neonatais

Embora pouco conhecido, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) preocupa os pais de bebês prematuros, cardiopatas ou com problemas crônicos no pulmão. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), visando a prevenção das formas graves de infecção pelo vírus, iniciou na quarta-feira (16/02) a aplicação da vacina Palivizumabe, que é realizada uma vez por mês, com início em fevereiro e término em junho, correspondendo aos meses mais frios ou chuvosos na região nordeste. O imunizante é destinado aos prematuros menores de 29 semanas de vida gestacional no primeiro ano de vida, e para recém-nascidos portadores de doenças cardíacas e pulmonares nos dois primeiros anos de vida, de acordo com o Ministério da Saúde.

A enfermeira neonatal Karine Sales foi responsável pela Busca Ativa – levantamento – e aplicação das vacinas no mês de fevereiro na Santa Casa. “A administração da palivizumabe para os bebês que se enquadram nos critérios trazem uma segurança maior para alta e menores chances de adoecimento no período de sazonalidade do vírus sincicial respiratório”, explica.

Medicamento

O palivizumabe é um anticorpo que apresenta atividade neutralizante e inibidora contra o vírus sincicial respiratório. De acordo com o Ministério da Saúde, a profilaxia com a imunoglobulina é indicada para a prevenção de infecções respiratórias em crianças com maior risco de complicação da doença e oferecida gratuitamente pelo SUS aos bebês prematuros e portadores de doenças pulmonares ou cardíacas congênitas.

Pode ser uma imagem de texto que diz "Santa Casa de Sobral inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório em bebês internados nas Unidades Neonatais SANTACASA DESOBRAL"