Santa Casa de Sobral já registra sete doações de múltiplos órgãos em 2023

No início do mês de julho, a Santa Casa de Sobral registrou uma captação de múltiplos órgãos, elevando para sete o número de doações realizadas somente neste ano de 2023. Essa importante conquista foi possível graças à atuação da Organização e Procura de Órgãos (OPO) no hospital, e da parceria com a Central de Transplantes do Estado do Ceará.

Thiago Ribeiro, coordenador da OPO na Santa Casa, destaca a relevância da conscientização familiar para a doação de órgãos, ressaltando que essa atitude altruísta tem o poder de salvar vidas. “A doação de órgãos é um gesto nobre e solidário, capaz de proporcionar uma nova oportunidade de vida para aqueles que estão na fila de espera por um transplante. É fundamental que as famílias estejam cientes da importância desse gesto e conversem sobre o assunto, para que, quando chegue o momento, a decisão de doar seja tomada com plena consciência”, afirma.

A parceria entre a OPO e a Central de Transplantes do Estado do Ceará tem sido fundamental para agilizar o processo de captação e garantir que os órgãos sejam alocados da maneira mais eficiente possível, atendendo às necessidades dos pacientes em tempo hábil.

De acordo com a diretora-geral da Santa Casa, Regina Carvalho, as doações de órgãos representam um verdadeiro gesto de solidariedade, possibilitando a recuperação de pacientes que dependem de um transplante para sobreviver. “Nesse sentido, é fundamental que a sociedade esteja engajada na conscientização sobre a importância desse ato, bem como no esclarecimento de dúvidas e mitos relacionados ao tema”, enfatiza.