Santa Casa de Sobral reduz em 49% índice de superlotação da emergência, confira como isso foi possível

Em apenas sete meses de participação no projeto “Lean nas Emergências”, desenvolvido pelo Proadi/SUS em parceria com o Ministério da Saúde, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral conquistou uma redução de 49% no índice de superlotação de sua porta de emergência. A penúltima visita dos consultores ao hospital ocorreu na quinta-feira, 31, e na sexta-feira, 1º de agosto.

O projeto adota a Metodologia Lean — termo em inglês que significa “enxuto” — com o objetivo de agilizar processos e desafogar os setores de urgência e emergência em hospitais públicos e filantrópicos. Entre as principais inovações implementadas pela Santa Casa estão:

– Kanban online para acompanhamento em tempo real de pacientes e leitos;

– Huddles (reuniões breves e periódicas) para alinhamento de rotinas entre equipes clínicas e administrativas;

– Estruturação da Sala de Alta, responsável pela liberação rápida de leitos;

– Criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), que gerencia o fluxo de internações e a melhor alocação dos recursos hospitalares.

“O Lean proporciona mais eficiência à gestão hospitalar. Com processos mais ágeis e organizados, conseguimos girar leitos com rapidez e melhorar o acesso dos pacientes, tornando o hospital mais resolutivo”, destaca o diretor técnico da Santa Casa de Sobral, Dr. Ueides Fechine.

Segundo o Proadi/SUS, as metas do ciclo incluem também a redução do tempo de espera na recepção de emergência, a agilidade na busca por leitos e a adoção de medidas assertivas de gestão de estoques, como o reabastecimento automatizado de medicamentos.

A última visita presencial do projeto está agendada para os próximos meses. Até lá, os consultores seguirão acompanhando o desempenho da Santa Casa por meio de monitoramentos remotos, garantindo a sustentabilidade das melhorias alcançadas.