Sarto se diz decepcionado com Camilo, Cid, Ciro e RC: “Fracasso total”
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), segue decepcionado com algumas figuras cearenses por falta de “diplomacia política” que acabou colocando PT e PDT em lados opostos.
Na fala, o pedetista citou o ex-governador Camilo Santana (PT), os irmãos Ciro e Cid Gomes, ambos do PDT, e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).
“Justo na minha vez, logo quando eu sou prefeito, vocês vão brigar? Criou-se um clima de fracasso absoluto da diplomacia política que quem perde é o Ceará e a população de Fortaleza. Fracasso total”, lamentou o pedetista, se referindo ao conflito que se instalou entre PT e PDT no ano passado, durante as eleições.
Os pedetistas optaram pelo nome do ex-prefeito RC para representá-los na disputa ao governo do Estado. Izolda, que já estava no cargo, se desfiliou do partido e Camilo Santana, liderando os petistas, colocou o nome de Elmano de Freitas na disputa após a decisão dos pedetistas, que no momento, seguiam as orientações do candidato à Presidência, Ciro Gomes.
Ao colocar Elmano para disputar, Camilo encerrou uma aliança de quase duas décadas. Muitos pedetistas, inclusive, apoiaram os petistas, criando, então, um conflito que dura até hoje.
“Cadê o projeto que vocês tanto defendiam? Falei isso na reunião do PDT. Eu disse: ‘Engraçado, né, vocês me colocam para defender o projeto e na hora vocês ficam olhando para o próprio umbigo’. Melhor é tal, melhor é tal. Mas e o projeto que luta pelo povo do Ceará?”, questionou.
“A gente tinha que decidir quem melhor representava o projeto, mas não brigar. E essa foi uma de minhas maiores frustrações. Quando você é oposição, você defende um projeto diferente. Mas quando você está dentro do projeto e briga por ego, em uma fogueira de vaidade, é o que não dá mais pra mim”, lamentou. Nesse momento, ele aponta a decepção com “Camilo, Ciro, Cid, RC”.