Saúde: Ceará estuda realizar “Dias D de Multivacinação” a cada mês de 2024

O Ceará já realiza o planejamento para intensificar a cobertura vacinal em 2024. De acordo com Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), uma das possibilidades é ampliar as ações de “Dia D de Vacinação”, sendo uma a cada mês. Além das doses contra a Covid-19, a ação também deve contemplar os outros imunizantes incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI), como a da Influenza.

“Nós tivemos resultados muito bons nos Dias D que realizamos aos longo de 2023. Dessa forma, e isso ainda está sendo estudado, propomos realizar Dias D de Multivacinação a cada mês, de forma a melhorar nosso painel de cobertura vacinal”, declarou Ana Karine Borges, durante momento do I Encontro de Imunização, realizado na manhã desta terça-feira, 12.

Realizado na Assembleia Legislativa do Ceará, o Encontro tem como objetivo promover a comunicação e mobilização em prol da vacinação no Estado. O evento reuniu gestores e profissionais principalmente da área da Saúde, mas também recebeu representantes e profissionais de outros setores que trabalham de forma integrada para promover a imunização, como da Educação.

O Encontro de Imunização é realizado durante esta terça, 12, e segue até a manhã de quarta-feira, 13. “Esse seminário é um momento para refletirmos sobre a necessidade que temos, no final do ano, de avaliar as campanhas que foram bem-sucedidas, considerar novas estratégias e discutir como podemos retornar à normalidade, garantindo a estabilidade das nossas coberturas vacinais”, comentou o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antonio Silva Lima Neto, conhecido como Tanta.

Durante a primeira manhã do Encontro, também foi realizada uma cerimônia de entrega de fantasias do Zé Gotinha para as cinco regiões de Saúde: Fortaleza, Norte, Cariri, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe.

Apesar dos estímulos para o aumento da imunização de acordo com normativa do Ministério da Saúde, são as gestões municipais que executam as ações de aplicação de doses. O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Rilson Andrade, explica que muitas das ações de incentivo à vacinação nos municípios estão focadas no público infantil.

“Estamos executando várias campanhas, principalmente junto às escolas. Acho que a gente consegue muito quando a gente vai às escolas, a gente sai do nosso conforto de estar dentro do posto de saúde e dentro da secretaria, para ir buscar esse público que não estava vindo se vacinar. Então a gente deve alcançar grandes resultados”, pontuou.

Nos últimos 30 dias, 500 pessoas menores de 12 anos no Ceará testaram positivo para Covid-19. De acordo com dados do painel IntegraSUS, da Sesa, no mesmo período, um óbito foi confirmado pela doença.

Fonte: O Povo

 

2 Comentários
  1. Luxury Female Escorts Diz

    Hi there! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing months of hard work due to no backup. Do you have any methods to stop hackers?

  2. tlover tonet Diz

    Greetings! Very helpful advice on this article! It is the little changes that make the biggest changes. Thanks a lot for sharing!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.