Sebrae e Governo do Estado lançam programa Distrito Empreendedor
O Governo do Ceará, através do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), em parceria com o Sebrae, está lançando o programa Distrito Empreendedor. O programa vai fomentar distritos industriais no Interior, a partir de empreendimentos instalados em galpões pertencentes ao Estado. Os galpões, vinculados à estrutura da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), podem ser transformados em mini-distritos, com apoio a projetos de micro e pequenas empresas. O programa será iniciado em Crateús, no Sertão de Crateús, em parceria com a Prefeitura Municipal, e servirá como modelo para outras regiões.
Com a iniciativa, o Governo pretende fortalecer a base produtiva local, aumentar a competitividade dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo, além de fortalecer o associativismo comercial, e pode atender indústrias enquadradas nos perfis de implantação, modernização e relocalização.
A experiência de fracionar galpões para uso compartilhado já existe em Crateús através de 7 empresas, que funcionam num espaço pertencente à Codece. O local abriga indústrias de diversos segmentos, como fabricação de temperos e condimentos, doces, confecção, antenas parabólicas, móveis tubulares, vidraçaria e sorveteria. Ao todo, empregam cerca de 150 empregos diretos, além de centenas de indiretos.
Pelo sucesso da experiência, outras 8 indústrias manifestaram interesse em pleitear operação em outro galpão da Codece localizado no município. São indústrias de calçados, fabricação de placas de gesso, móveis, materiais de limpeza, metalúrgica, vidros e mármore. O incentivo concedido pelo Governo é a cessão das instalações em regime de comodato a preço subsidiado, o que facilita a participação dos interessados, diminuindo o custo para o empresário e melhorando a capacidade de produção.
A Codece possui galpões industriais espalhados em 39 municípios cearenses, mas de acordo com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, o programa pode ser realizado também em espaços disponibilizados pelos municípios.
Jonas Deison (Sobral Online), com informações da Assessoria de Imprensa do Estado