A Secretaria da Saúde do Ceará vai promover, no próximo sábado, o Dia D da Vacinação contra a covid-19. A vacina contra a covid-19 é indicada a partir dos seis meses de vida.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, o Estado apresenta uma baixa adesão ao imunizante, sobretudo para a dose de reforço bivalente, que será estendida à população com mais de 12 anos especificamente neste mês.
“Seis milhões de pessoas ainda precisam receber essa dose. Esperamos que esta mobilização possibilite um incremento de doses aplicadas, garantindo a ampliação do acesso da população”, obserfva Ana Borges.
Para ser imunizado com a bivalente, é preciso ter tomado pelo menos duas doses da vacina contra a covid-19. A última aplicação deve ter sido há, pelo menos, quatro meses. “A vacina é segura e garante uma resposta imunológica mais rápida do organismo. No entanto, para garantir a eficácia, é essencial, além de cumprir o esquema primário de vacinação, receber as doses de reforço indicadas”, destaca.
Segundo a titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu), a vacina bivalente confere uma proteção a mais para a doença. “As bivalentes, além de proteger contra a cepa original da covid, também defendem o organismo das subvariantes da Ômicron, em especial a BA4/BA5.
Secretaria da Saúde do Ceará