Secretaria de Turismo do Ceará entra com ação judicial contra cobrança de ingresso à Vila de Jericoacoara

A cobrança está temporariamente suspensa

O secretário de turismo no Ceará, Eduardo Bismark, revelou que a pasta entrou na ação judicial contra a cobrança da taxa no valor de R$ 50 por dia a turistas para ingresso à Vila de Jericoacoara. Para ele, o acesso ao Parque Nacional de Jericoacoara tem que ser uma decisão e não uma obrigatoriedade do destino para o turista,

💬 “A gente não enxerga que isso deve ser cobrado. O parque tem que ser uma decisão e não uma obrigatoriedade do destino. Se a gente tiver um parque de preservação, como temos e é muito importante, cobra de quem vai entrar naquela área. Mas, o vilarejo, os moradores e o turista que vai conhecer a beleza da praia de Jericoacoara não estão dentro do parque. Então, a gente já entrou na ação judicial pela não cobrança dessa taxa”, explicou em entrevista à Rádio Jangadeiro BandNews FM 101.7,

Em janeiro, a Justiça Federal do Ceará determinou a suspensão da cobrança de ingressos para visitantes com destino exclusivo à Vila de Jericoacoara, já que o acesso ao local requer a passagem pelo Parque. A cobrança deve permanecer suspensa por tempo indeterminado, ou até nova decisão.

TURISMO NO CEARÁ

Embora as praias ainda sejam o maior atrativo do Ceará, o secretário destaca que o estado possui outros tipos de turismos, como o “de vento”, para praticantes de kitesurf, por exemplo; turismo de serra, citando as serras de Guaramiranga e Ibiapaba; turismo religioso, especialmente no Cariri, e o de negócios. “Isso faz com que a gente tenha um mix de turismo para vários tipos de consumidores”.

NOVOS VOOS

Ao avaliar seus 100 primeiros dias à frente da Secretaria, Bismark celebra a expansão da malha área, com três novos voos internacionais, com destino para Lisboa, Guiana Francesa e Madrid. No plano doméstico, ele cita o novo voo para Belo Horizonte e aumento da frequência pra Recife, Congonhas, São Luis e Manaus. “Eu acho que isso vai fazer com que o Ceará receba bons números de turistas em 2025. E tem mais coisa boa vindo nessa questão de conectividade”, comenta.

Fonte: Jornal Jangadeiro