Sefaz nega que medicamentos fiquem mais caros por alta do ICMS

Secretaria divulgou nota na qual afirma que a alteração na alíquota dos impostos, prevista para 2024, não interfere no valor dos medicamentos

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) negou, neste domingo, 26, a informação de que os remédios ficarão mais caros por conta das mudanças no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O informe foi divulgado nas redes sociais da secretaria e compartilhado pelo secretário Fabrizio Gomes em seu perfil pessoal. No texto, ele afirma que as alterações na alíquota modal do ICMS só entrarão em vigor em 2024, e que “não faz sentido” afirmar que combustíveis e energia impactaram no preço dos medicamentos.

Veja a nota da secretaria abaixo na íntegra

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) informa que não procede a afirmação veiculada nesse sábado (25), no jornal CETV 2, de que os remédios ficarão mais caros por causa de mudanças no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As alíquotas dos combustíveis e energia elétrica foram reduzidas para 18% em julho do ano passado em decorrência da lei complementar federal 194/2022. Já as alterações na alíquota modal do ICMS recentemente aprovadas na Assembleia Legislativa só entrarão em vigor em 2024. Dessa forma, não faz sentido afirmar que combustíveis e energia tiveram impacto na composição de preços dos medicamentos, já que, na realidade, a tributação teve uma queda acentuada.

Aumento do ICMS

É previsto o incremento de dois pontos percentuais no ICMS sobre produtos e bens em geral, inclusive energia elétrica, combustíveis e transporte intermunicipal. A alíquota passa de 18% para 20%, segundo projeto apresentado pelo governador Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa.

As operações com contadores de líquido e medidores digitais de vazão têm o maior aumento de tributo: de 12% para 20%. São itens da construção civil que não estavam contemplados por substituição tributária, em função de terem até então alíquota reduzida.

Com a alíquota de 20%, o segmento será contemplado pela simplificação tributária, com ICMS incidindo apenas uma vez ao longo da cadeia, explicou o governo.

A justificativa para o aumento de tributo apresentada na mensagem do governador é a desoneração promovida em 2022 pelo Governo Federal, que determinou alíquota fixa do tributo. O Estado aponta que o impacto negativo foi de aproximadamente R$ 2 bilhões.

Fonte: O povo

 

6 Comentários
  1. I’ve been surfing on-line greater than three hours lately, yet I by no means discovered any
    fascinating article like yours. It is pretty worth sufficient for me.

    In my opinion, if all web owners and bloggers made excellent content as
    you probably did, the web will probably be a
    lot more helpful than ever before.

  2. actos en vente libre en Suisse Diz

    Write more, thats all I have to say. Literally, it
    seems as though you relied on the video to make your point.
    You definitely know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your weblog when you could
    be giving us something informative to read?

  3. Hey there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok.
    I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward to new updates.

  4. Hi there! I’m at work surfing around your blog from my
    new iphone! Just wanted to say I love reading through your blog
    and look forward to all your posts! Carry on the great work!

  5. Admiring the time and energy you put into your blog and
    detailed information you provide. It’s nice to come across a blog every
    once in a while that isn’t the same outdated rehashed material.
    Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds
    to my Google account.

  6. naproxen sin prescripción Diz

    Hey there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website?
    I’m getting fed up of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.