Segundo a ONU, o mundo está mais perto do que nunca de uma catástrofe nuclear

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou, nesta terça-feira (29/8), que o mundo nunca esteve tão próximo de uma tragédia envolvendo armas de destruição em massa.

“Vemos muitos sinais de que os arsenais e capacidades nucleares estão a crescer, o que é contrário ao Tratado de Não Proliferação de Arm4s Nucleares. Estamos mais perto do que nunca neste século de uma catástrofe global”, alertou o presidente da Assembleia Geral da ONU, Csaba Kőrösi, durante reunião do órgão.

Segundo Kőrösi, o aumento da desconfiança, a competição geopolítica e a alta no número de conflitos arm4dos ao redor do mundo “aumentaram os perigos” e fizeram a retórica nuclear crescer. Além disso, o presidente da Assembleia Geral da ONU citou “ameaças regulares de recurso a um ataque nuclear” durante o conflito na Ucrânia como um dos fatores de risco.

Esta não é a primeira vez que a ONU alerta para um possível conflito nuclear. Em março deste ano, a organização citou o atual período como o de maior risco para o uso de arm4s de destruição em massa desde a Guerra Fria.

Além dos conflitos atuais e de ameaças vindas de países que possuem tais arm4s, o alerta da ONU acontece em um momento onde o arsenal nuclear mundial cresceu.

Fonte: Metrópoles

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.