MPCE, CBF e FIFA alinham estratégias para segurança no futebol e Copa Feminina de 2027
Representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE) estiveram em uma série de reuniões cruciais nesta quarta-feira (16) e quinta-feira (17) de setembro, com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA). As agendas tiveram como foco principal o fortalecimento da segurança nos estádios e os preparativos para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada no Brasil.
Os encontros são parte integrante da atuação do Grupo Nacional de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios (GNCOVE). O objetivo é promover uma articulação robusta com as instituições ligadas ao esporte, desenvolvendo estratégias eficazes para enfrentar a violência em grandes eventos esportivos e garantir um ambiente seguro para todos.
Aproximação estratégica: GNCOVE e a Comissão Antiviolência da CBF pela segurança no futebol
Na quarta-feira (16), a comitiva do GNCOVE marcou presença na sede da CBF, localizada no Rio de Janeiro. Lá, foram recebidos pelo presidente da entidade, Samir Xaud. A reunião teve como propósito estreitar os laços entre o Grupo e a Comissão Antiviolência do Futebol Brasileiro (CAV-FB), presidida por Mauro Carmélio Neto, visando estabelecer uma agenda permanente de diálogo e cooperação.
O encontro contou com a participação de importantes figuras do MPCE, incluindo o presidente do GNCOVE e Procurador-Geral de Justiça do Ceará, Herbet Santos; o secretário-executivo do grupo, Déric Funck; o coordenador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do MPCE, promotor de Justiça Wander Timbó; e o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (Gaesp) do MPCE, promotor de Justiça Renato Magalhães. Pela CBF, também estiveram presentes o diretor de Futsal e Beach Soccer, Mauro Carmélio Junior, e o diretor de Integridade, Eduardo Gussem.
Durante as discussões, foram abordadas diversas ações voltadas à segurança nos estádios e à prevenção da violência no futebol, além de iniciativas específicas para a Copa do Mundo Feminina de 2027. Na ocasião, Herbet Santos entregou ao presidente da CBF um resumo executivo de um relatório detalhado. Este documento foi elaborado a partir da observação de protocolos de segurança em grandes eventos esportivos, fruto de uma visita de representantes do GNCOVE aos Estados Unidos durante a Copa do Mundo realizada no país em 2026.
Foco na Copa Feminina de 2027: Diálogo com a FIFA
Na quinta-feira (17), a delegação do MPCE seguiu para uma reunião estratégica na FIFA, onde interagiu com representantes das áreas gerencial, jurídica e de compliance, bem como com integrantes da equipe de segurança da Federação. A pauta central deste encontro foi a segurança na Copa do Mundo Feminina de 2027, com um olhar atento aos preparativos para o torneio que o Brasil sediará.
A reunião proporcionou um valioso intercâmbio de experiências e um diálogo aprofundado sobre protocolos e estratégias de segurança para eventos esportivos de grande porte, considerando a magnitude e as particularidades da competição. O resumo executivo do relatório, desenvolvido pelo GNCOVE, também foi entregue à representante da FIFA, reforçando o compromisso com a excelência em segurança.
Colaboração interinstitucional para um esporte seguro
A atuação integrada entre órgãos públicos, entidades esportivas e demais instituições envolvidas na organização do torneio foi unanimemente destacada como um pilar fundamental. Essa colaboração é essencial para a preparação adequada das cidades-sede e para a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para atletas, torcedores, profissionais e todos os participantes da Copa do Mundo Feminina de 2027. O Ministério Público do Ceará reafirma seu papel na garantia da ordem e da segurança em eventos de grande impacto.
Você encontra mais notícias em nosso site www.sobralonline.com.br e redes sociais. Siga-nos em @SobralOnline para ficar por dentro das últimas novidades!

