Seis canais do YouTube para aprender sobre finanças

As telas pequenas dos canais do YouTube têm boas lições sobre economia. Desde boas histórias sobre gestão a dicas de como investir e desenvolver as finanças pessoais, é possível aprender com youtubers que contam sobre suas experiências com dinheiro ou professores de renomadas instituições que dão verdadeiras aulas online. O POVO conversou com especialistas em web e economia que dão sugestões de como e onde aprender mais sobre o assunto no YouTube.
O professor de economia, Almir Bittencourt, indica canais que são comandados por professores de Cambridge e Harvard, nos quais ensinam sobre consultorias econômicas e temas específicos sobre investimento. “Muitos conteúdos em que confio são estrangeiros, mas as análises são profundas e precisam de uma base prévia”, diz. Já o consultor de marketing, W. Gabriel, aponta que canais brasileiros como Endeavor Brasil Negócios são uteis para começar, alavancar ou permanecer com um negócio.
“O Endeavor Brasil tem conteúdo de empreendedorismo, planejamento estratégico, investimento e outros assuntos que são necessários para quem quer conhecer ou trabalhar com isso. Todos envolvidos são economistas e professores. Um prato cheio”, conta. O canal fortalece questões e conflitos nacionais com precisão e síntese, o que já garantiu mais de 160 mil inscritos.
W. Gabriel ainda indica o Arata Academy, do economista Seiite Arata, que trabalhou na Organização das Nações Unidas (ONU) e que agora desenvolve conteúdos sobre produtividade, relacionamentos econômicos e como uma empresa deve trabalhar na atualidade. Arata criou o canal há seis meses e já possui mais de 400 mil inscritos.
Chico Neto, professor de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC), recomenda canais que estudam e trabalham com conteúdos nas empresas. O Econoweek, por exemplo, comandado por dois jovens especialistas, garantem explicações diretas e cômicas para os seus 9 mil inscritos.
Chico Neto recomenda ainda o canal Me Poupe, da Nathalia Arcuri, jornalista apaixonada por finanças pessoais e que trata sobre o economês do dia a dia com muito humor e descontração. Atualmente, o canal confere quase 500 mil inscritos.
Uma janela necessária
Para Alcântara Macedo, economista, os meios de comunicação em massa podem atingir movimentos sociais, políticos e econômicos. “É uma janela que atinge momentos históricos, como os casos financeiros e de mercado que estão sendo discutidos constantemente nas mídias. Neste sentido, a internet serve como um norte e um instrumento de extrema valia e discussão, só é preciso procurar os melhores canais”, comenta.
Para o economista, os dados necessitam de pesquisas, já que o perigo de uma informação precipitada pode atingir milhões, o que, muitas vezes, traz consequências para os usuários que aplicam as dicas no cotidiano. “Às vezes, acontecem acidentes quando usam um conteúdo falho. No entanto, é maravilhoso se sentir livre com tanto conteúdo disponível e, principalmente, poder escolher o que é útil para mim. É uma libertação que outras mídias não garantem”, diz.

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