Seleção vence sob comando de Ancelotti e se classifica para Copa

Com gol de Vini Jr diante do Paraguai na Neo Química Arena, o técnico italiano celebrou seu aniversário com o primeiro triunfo à frente da Seleção Brasileira.

Brasil venceu o Paraguai na Neo Química Arena, em São Paulo, na noite desta terça-feira (10), pelo placar de 1 a 0, e está oficialmente classificado para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados UnidosMéxico e Canadá.

O carimbo no passaporte foi marcado pelo gol de Vini Jr, o único da partida, e veio no mesmo dia do aniversário do técnico Ancelotti, que teve o primeiro triunfo sob o comando da Seleção Brasileira.

Com a vitória em casa, o Brasil chegou aos 25 pontos nas Eliminatórias Sul-Americanas, assumindo a terceira colocação e se tornando matematicamente inalcançável pelas equipes fora da zona de classificação direta. Já o Paraguai, com 24 pontos, caiu para a quinta posição.

PARTIDA

Decidido a mudar o cenário do último jogo sem gols, contra o Equador, em sua estreia à frente do BrasilAncelotti mudou o esquema tático para o confronto com o Paraguai, escalando apenas dois meio-campistas de origem e quatro atacantes, optando por uma formação mais ofensiva.

No quarteto ofensivo, Gabriel Martinelli ficou na ponta esquerda, enquanto Raphinha ocupava a direita; Matheus Cunha e Vini Jr jogaram mais centralizados, com liberdade de movimentação e um bom ritmo de reposição.

A aposta se mostrou efetiva desde o início da partida. O Brasil dominou as ações nos primeiros minutos, pressionando o Paraguai e criando boas chances. Matheus Cunha foi protagonista em duas jogadas importantes: aos 11 minutos, cruzou para Vini Jr, que chegou atrasado e não conseguiu finalizar bem; aos 43, aproveitou um erro da zaga, roubou a bola e cruzou rasteiro de novo, mas, dessa vez, o atacante do Real Madrid fez o gol e abriu o placar, garantindo a felicidade e a comemoração dos mais de 46 mil torcedores presentes em Itaquera.

No segundo tempo, o Brasil manteve o controle nos minutos iniciais, mas o Paraguai cresceu e passou a levar mais perigo para o gol de Alisson, que fez defesas importantes. Bruno Guimarães quase ampliou em duas oportunidades, mas foi parado com as intervenções da defesa adversária e do goleiro Gatito FernándezRaphinha e Gerson também chegaram perto, mas o Paraguai conseguiu segurar a pressão e o placar até o apito final.

Ancelotti: comemoração em dose dupla

Carlo Ancelotti celebrou sua primeira vitória como técnico da Seleção Brasileira logo em sua estreia em solo brasileiro, e no dia em que completou 66 anos. Antes da partida, foi homenageado por um mosaico nas arquibancadas com a frase “Parabéns, Carletto”.

Durante a partida, o técnico manteve seu estilo sério e firme; conversou individualmente com Marquinhos, ajustou a equipe taticamente durante os momentos de pressão adversária e comemorou com o gol de Vini Jr, inclusive abraçando o jogador.

Próximos jogos:

Com a classificação garantida, o Brasil terá dois compromissos restantes nas Eliminatórias. Em setembro, enfrenta o Chile em casa e depois visita a Bolívia. Para esses jogos, Carlo Ancelotti não poderá contar com Vini Jr, que está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.

Paraguai, ainda buscando confirmar sua presença na Copa, terá pela frente o Equador em Assunção e encerra sua campanha fora de casa contra o Peru.

Fonte: Opinião CE