Sem estoque de sangue suficiente, Ceará não pode ajudar Santa Maria

Hemoce
Hemoce precisa de uma média diária de 250 novas bolsas por dia 

Apesar de o Ministério da Saúde ter alertado sobre a importância da realização de doações em todo o Brasil para ajudar as mais de 130 pessoas que ficaram feridas no incêndio registrado numa casa noturna no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a média diária de coletas feitas no Ceará ainda está distante do número ideal para suprir a demanda dos hospitais públicos e privados do estado, segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Ceará (Hemoce).

O Centro afirma que o banco de sangue do estado não pode ajudar as vítimas da tragédia em Santa Maria por ainda não contar com um estoque ideal que possa garantir  o atendimento no Ceará durante o Carnaval. De acordo com o Hemoce, as unidades hospitalares cearenses precisam de uma média diária de 250 novas bolsas por dia, mas a quantidade de doações neste mês de janeiro está apenas entre 100 e 120. Mesmo com esse problema, o Centro garante que ainda tem sido capaz de atender o estado.
Proximidade entre festas
O Hemoce explica que a proximidade entre as festas de fim de ano e o Carnaval dificultou ainda mais essa manutenção do estoque ideal, pois os voluntários que doaram sangue para o Natal e Réveillon são proibidos de realizarem novas doações neste período. O fator mais preocupante, segundo o órgão, é que a quantidade de acidentes nesses feriados prolongados aumentam a demanda, enquanto as doações diminuem.
As unidades do Hemoce, em Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Sobral, dão cobertura aos 184 municípios cearenses, através das 63 agências transfusionais.
Onde Doar
Hemoce – Sobral: Rua Jânio Quadros, s/n – Bairro Santa Casa. (88) 3677.4624/4627 E-mail: sobral@hemoce.ce.gov.br

Informações: Alan Barros