Senado vota PEC do adiamento das eleições nesta terça-feira (23)

O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, vai colocar em votação a Proposta de Emenda Constitucional que trata sobre o adiamento das eleições em razão da pandemia do novo coronavírus. A PEC 18/2020 será discutida e votada nesta terça-feira (23).  Nas últimas semanas, o Congresso Nacional tem discutido com especialistas da saúde sobre a data provável do achatamento da curva da contaminação da Covid-19.

Para médicos, biólogos, cientistas e sanitaristas, a redução da transmissão do vírus está sendo projetada somente para setembro. Segundo o calendário eleitoral em vigor, o pleito está marcado para acontecer em outubro deste ano.

De acordo com a nova redação, as eleições para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador,  estão previstas para 6 de dezembro de 2020. Nos municípios onde haverá o segundo turno, a data está marcada para acontecer em 20 de dezembro. No caso, estuda-se o dia 15 de novembro para a primeira etapa da eleição. O prazo certo ainda não está decidido.

A PEC é discutida e votada em dois turnos, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Para ser aprovada, a proposta deve ter aprovação de três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).

- Advertisement -

Deixe uma resposta