Senador cearense é homenageado pelos 25 anos da Constituição

Sessão especial destinada a comemorar o transcurso de 25 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988 e à entrega da Medalha Ulysses Guimarães
Constituição de 1988 completou 25 anos neste mês. Por isso, o Senado prestou homenagens, nesta terça-feira (29), ao aniversário da Carta Magna. Foram condecorados com a Medalha Ulysses Guimarães os ex-presidentes José Sarney e Luís Inácio Lula da Silva, além de todos os atuais senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte (1986-1988).
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) foi um dos condecorados, na ocasião, com a medalha Ulysses Guimarães, em homenagem à sua participação na Assembleia Nacional Constituinte. Apesar de não ter cargo eletivo na época, Inácio representou entidades populares, defendendo duas emendas durante a Assembleia.
Para o líder da bancada do PMDB, senador do Ceará Eunício Oliveira, e da maioria dos senadores, a Constituição oficializou a saída do Brasil do regime autoritário e apontou os caminhos para a emancipação socioeconômica e o amadurecimento político do país. “Como todas as constituições modernas, a nossa, além de consolidar direitos e garantias pré-existentes, também se compromete a guiar a sociedade rumo a novas conquistas”, disse.
Inácio na Constituinte
Durante o processo de elaboração da Constituinte, Inácio Arruda esteve no Congresso em várias oportunidades, não como parlamentar, mas como representante do movimento social, defendendo emendas populares para a nova Constituição.
Após 25 anos, o parlamentar avalia que a Carta foi uma conquista histórica, de vida longa no Brasil. Para ele, isso significa mais consolidação democrática e mais consolidação das liberdades. “Estejamos vigilantes para não permitir que essas conquistas extraordinárias das liberdades, da organização política, dos partidos, se percam. Essa história de ser contra partido é história do retrocesso, é história da direita, é a história do nazismo, do fascismo, e isso nós não queremos nunca mais no nosso país”.
Medalha
A criação da Medalha Ulysses Guimarães foi aprovada pelo Senado no último mês de agosto. A medalha leva o nome do presidente da Assembleia Nacional Constituinte e marca o transcurso dos 25 anos da promulgação da Constituição, sendo concedida a pessoas ou empresas que se destacarem na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas.