Por meio de uma emenda parlamentar, o senador Cid Gomes (PSB) obteve parte dos recursos necessários para pavimentar a estrada que leva à sua fazenda de eucaliptos em Acaraú. A informação foi divulgada pelo UOL.
Segundo o jornal, não há dados públicos disponíveis sobre a emenda, mas a prefeita de Acaraú, Ana Flávia Monteiro (PSB), teria mencionado o assunto em publicações nas redes sociais. Nossa reportagem entrou em contato com a gestora para confirmar o dado, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria.
Em entrevista ao UOL, Cid Gomes afirmou que não será beneficiado pela obra, pois utiliza outra estrada para chegar ao imóvel. O político destacou que o trecho asfaltado vai ajudar os produtores locais que usam a rodovia para escoar a produção.
“Eu não tenho nenhum benefício com isso. São os produtores que reforçaram a necessidade dessa estrada. Eu nunca fiz esse percurso de Itarema a Aroeira Velha. Eu não tenho pretensão de vender, então não pode colocar que isso é valorização da fazenda. Em sete anos essa estrada nem deve existir mais se não for refeita. A estrada foi um pedido de três prefeitos da região, Marco, Acaraú e Itarema. Os três são do meu partido, daí a minha atenção, também”.
A indicação foi feita por meio das emendas de comissão, que foram suspensas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por seguir a mesma lógica do “orçamento secreto”, onde não se sabe quem está por trás das indicações.
O trecho pavimentado vai de Itarema, com 42 mil habitantes, até o povoado de Aroeira Velha, em Acaraú. O dinheiro será usado para asfaltar quatro trechos na região. O maior deles passa pela fazenda do Cid. A obra custa R$ 8 milhões, de acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
Fonte: Jornal Jangadeiro