Serra da Meruoca sediará Feira da Agricultura Familiar do Ceará

Conhecida pelos atrativos naturais, a Serra da Meruoca sediará, de 10 a 12 de agosto, o principal encontro de pequenos produtores rurais do estado: a Feira da Agricultura Familiar do Ceará.

O município é produtor de manga, milho, feijão, maracujá, mamão, limão, coco babaçu, laranja e castanha de caju, e integra 76,11% dos estabelecimentos agrícolas do Ceará classificados como agricultura familiar.

Nesta edição, além de temas importantes para o fortalecimento da atividade, por exemplo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade e Sucessão no Campo e Novos Rumos para a Agricultura Familiar, a Feira inova ao apresentar a era digital aos pequenos produtores rurais.

Segundo a secretária de Recursos Hídricos e Agropecuária de Meruoca, Cleiciane Mendes, a palestra “Vendas e Marketing Digital – Nova Era para Agricultores Familiares” é um tema atual e fundamental para aumentar a comercialização dos produtos.

“Nós sabemos que parte da produção da agricultura familiar é destinada ao consumo das famílias; porém, é possível vender esses produtos com a ajuda do marketing digital. Para isso, os produtores precisam de qualificação na área”, ressalta Cleiciane Mendes.

Durante os três dias de evento, além da programação técnica o público poderá conferir a exposição de produtos oriundos de agricultores familiares e as criações artesanais do Ceará.

A Feira da Agricultura Familiar do Ceará é uma promoção da Prefeitura Municipal de Meruoca, em parceria com o Instituto Future e patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Banco do Nordeste e Sebrae-CE.

Agricultura familiar em alta
Desenvolvida em pequenas propriedades rurais, a agricultura familiar é responsável pela maior parte dos alimentos que chegam à nossa mesa. Somente no Ceará, a atividade representa 39,6% do valor total da produção agropecuária do Estado.

A estimativa é que, no Estado, aproximadamente 1,4 milhão de agricultores integrem, atualmente, as unidades familiares de produção rural. São mais de 297.862 unidades que produziram o correspondente a 592.353 toneladas de alimentos. No total, a Agricultura Familiar é fonte de renda para 686.473 cearenses.

O setor de produção de leite está entre os que apresentam o maior potencial de geração de renda. Conforme o Censo Agropecuário de 2017, o segmento da agricultura familiar no Ceará produziu, em 2017, 382.634 mil litros de leite, dos quais 240.018 mil litros foram vendidos, gerando um valor bruto da produção equivalente a R$ 522,2 milhões, assim como um valor de venda de leite cru de R$300,3 milhões.

Serviço
Feira da Agricultura Familiar do Ceará
*Data: *10 a 12 de agosto de 2023
Local: Praça Monsenhor Furtado. Meruoca-CE Hora: 8h
Evento gratuito e aberto ao público