Serviço de hemoterapia da Santa Casa de Sobral realiza mais de 5 mil transfusões sanguíneas em um ano
Uma transfusão sanguínea pode salvar vidas. Em 2023, a Agência Transfusional (AT) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral realizou 5.325 transfusões de sangue (Hemocomponentes/Hemoderivados) em 1.256 pacientes, sendo que 58,2% destes têm idade entre 41 a 100 anos. Em média, ocorreram 443 transfusões por mês.
A transfusão é necessária em casos de cirurgias, traumatismos e outras situações onde há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. “O setor funciona 24 horas por dia, atendendo todas as demandas do hospital e as transfusões são realizadas de acordo com a necessidade fisiológica do paciente e a partir da indicação médica. Todo o procedimento é realizado pela equipe de enfermagem da agência transfusional e das unidades assistenciais. A agência faz a transfusão de diferentes hemocomponentes, que são produzidos a partir da doação de sangue no Hemoce de Sobral”, explica Margarida Alves, coordenadora de enfermagem da Agência Transfusional da Santa Casa.
Para garantir um estoque seguro e um rápido atendimento após o recebimento da solicitação de transfusão sanguínea, a Santa Casa mantém bolsas de concentrados de hemácias e de plasma fresco regularmente em estoque da Agência Tranfusional. Os demais hemocomponentes são solicitados diretamente ao Hemocentro, quando há a necessidade específica de transfusão em algum paciente.