Sindicato dos Médicos intensifica visitas em Sobral e demais cidades para fiscalizar unidades de saúde com más condições de trabalho
O Sindicato dos Médicos do Ceará tem intensificado as visitas nas unidades de saúde no interior do estado e também na região metropolitana. O objetivo é fiscalizar e identificar casos de más condições de trabalho, atrasos nos pagamentos dos profissionais, infraestrutura inadequada, insegurança e outros pontos de melhoria nas unidades.
Durante o mês de maio, o diretor do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, visitou as unidades do Hospital Santo Antônio e ao Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha; Hospital Municipal Geraldo Lacerda Botelho, no município de Caririaçu; UBS Pirajá I, da UBS João Cabral, da UPA Limoeiro e UBS Leandro Bezerra/Aeroporto, no município de Juazeiro do Norte. Na última semana, o gestor também fiscalizou as UPAs de Maranguape, Pajuçara e Pacatuba. No local, o profissional destaca que há falta de insumos, insegurança e muita demanda para poucos médicos, ocasionando uma sobrecarga e demora no atendimento.
Além das visitas realizadas por Edmar, a gerente jurídica do Sindicato, Dra. Thaís Timbó, esteve na Santa Casa de Sobral e em reunião com o Ministério Público, também em Sobral.
“Estamos dando continuidade às nossas visitas dentro do propósito do papel do Sindicato, que é ficar mais próximo aos profissionais, dando todo o suporte necessário em suas demandas e trabalhando pela valorização da nossa categoria. As visitas regulares garantem que o serviço esteja sendo prestado de forma eficiente, com qualidade, acolhimento e, sobretudo, com segurança para colaboradores e pacientes. A fiscalização é a nossa maior ferramenta de controle do dinheiro público. Afinal, é por meio dela que se garante que os recursos destinados à saúde estejam sendo aplicados de forma correta”, explica o Dr. Edmar.
Durante as visitas, a equipe do Sindicato conversa com os profissionais dos hospitais, explicam os serviços e benefícios oferecidos aos associados, como também ouvem as principais demandas e necessidades da categoria.
O Sindicato dos Médicos do Ceará cumpre um papel fundamental na fiscalização das unidades de saúde. Em parceria com as demais entidades representativas da categoria, o Sindicato busca, permanentemente, a preservação da integridade da atividade médica, melhores condições de trabalho da categoria e atendimento digno à população, sejam na esfera municipal, estadual ou federal, atuando por meio de ações que expõem dados sobre o serviço público de saúde no Ceará.