Sistema de Saúde de Sobral está operando no limite

O crescente número de casos de Covid-19 em Sobral, e especialmente nas cidades da macro regional Norte, tem ligado o sinal de alerta nas autoridades sanitárias sobralenses. Dados do Boletim Epidemiológico nº 21, emitido pela Secretaria de Saúde do Estado mostrava que na terça-feira (14), Sobral tinha 17 pacientes infectados com Coronavirus ocupando leitos de UTI.

Sabendo que a capacidade instalada atual do município é de 74 leitos, conclui-se que os casos em tratamento da nova doença ocupam 24% do total de leitos. Índice altíssimo quando lembramos que as outras doenças continuam levando pacientes aos hospitais, e muitos destes precisam de leitos na UTI.

Segundo informações apuradas na noite desta quarta-feira (15), pouquíssimos leitos estariam em disponibilidade em toda a rede municipal, pouco mais de 5, e a preocupação tomou conta do prefeito Ivo Gomes, que na semana passada conversou por vídeo conferência com prefeitos da região ajustando condutas para evitar a disseminação da doença.

Uma fonte ouvida pelo Blog nesta quarta-feira afirmou que: “Se tivermos um número crescente de paciente precisando de leito de UTI nos próximos dias, seja lá por qual motivo for, teremos um colapso no atendimento. Corremos o risco de não ter leito em UTIs” relatou.

Via: Sobral em revista