Sobral alcança o seu melhor desempenho nas metas de avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde

Instituído em 2013, o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) compõe o conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), voltadas para a garantia do acesso integral a ações e serviços de qualidade, de forma oportuna, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população para a redução das iniquidades e para a promoção da qualidade de vida dos brasileiros.

O Ministério da Saúde divulgou, no Diário Oficial da União, o resultado da Fase de Avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. Na avaliação, Sobral alcançou o seu melhor desempenho no índice nas ações voltadas para a Vigilância em Saúde, atingindo o índice de 100%, cumprindo os 12 indicadores estabelecidos pelo programa do Ministério da Saúde.

O resultado representa novos recursos para a saúde do município e é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais que compõem as equipes de Vigilância em Saúde. Além disso, o programa traz a proposta de qualificação das ações e incentivos financeiros para os municípios que alcançarem as metas pactuadas.

Foram avaliados diversos indicadores como: percentual de amostras analisadas para o residual de agente desinfetante em água para consumo humano, proporção de óbitos alimentados no Sistema de Informação sobre Mortalidade em tempo oportuno, entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.