Sobral celebrará retorno às tradições para o Festival Sabores do Ceará

Com o tema Tradições Gastronômicas de Sobral, o festival Sabores do Ceará promoverá entre os dias 26/11 e 06/12 um resgate aos ingredientes e receitas tradicionais da cidade. Uma iniciativa dos empresários do segmento de Alimentação Fora do Lar junto ao Sebrae-CE e conta com diversas instituições parceiras, dentre elas: Fecomércio, Prefeitura de Sobral, Idetagro, Uninta e IFCE. Para participar do evento os estabelecimentos inscritos devem cumprir como exigência na escolha e criação dos pratos: a presença de no mínimo um ingrediente regional.

 

Longe de ser de fato uma restrição, o critério de participação garante muito sabor e qualidade ao evento, considerando a riqueza gastronômica presente no semiárido cearense. E de fato Sobral já demonstrou excelência nesta tarefa. Uma prova são os fartes, doces tradicionais da cidade mas de origem portuguesa. Enquanto na terrinha eram feitos primariamente a partir de amêndoas, cravo, canela e miolo de pão, em Sobral essa iguaria sofreu adaptações através do acréscimo da farinha de mandioca, castanhas de caju e leite coco.

 

Outra tradição do além-mar que sofreu alterações são as queijadas, recebendo o tradicional queijo coalho nordestino ao invés do queijo fresco. Também há o alfenim, uma espécie de pão de origem árabe trazido pelos portugueses, em Sobral recheado com rapadura.

 

Com uma cena gastronômica rica e contemporânea, com muitas opções desde restaurantes especializados em massas, comida tradicional e até oriental, Sobral revela-se um campo fértil para a criatividade na culinária, o que no caso do Festival Sabores do Ceará significa antes de tudo um retorno à tradição através de frutas como umbu, caju, cajá, jenipapo. Um retorno literal à raiz através da macaxeira e seus derivados, como a tapioca e a farinha. As possibilidades são quase infinitas com seus inúmeros temperos, manteiga da terra, carnes de sol, crustáceos e tudo mais que esta terra tem a oferecer.

 

Para o festival, essas e outras riquezas gastronômicas tradicionais poderão ser utilizadas nas categorias: Lanches e Petiscos, Prato Principal, Doces e Sobremesas, além da inovação da categoria Chef de Cozinha, onde os clientes poderão comprar um menu completo que inclui: Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

Para saber mais informações sobre o evento ou consultar o edital de seleção do festival, basta acessar o Instagram do evento: @festivalsaboresdoceara

Serviço:

Festival Gastronômico Sabores do Ceará – Edição Sobral

Local: Sobral – CE

Evento: de 26 de novembro a 06 de dezembro de 2020

Realização: Sebrae – CE

Aplicativo Parceiro: Aiqfome

Parceiros Institucionais: Fecomércio, Prefeitura de Sobral, Idetagro, Uninta, IFCE

Redes Sociais: @festivalsaboresdoceara

Contatos: festivalsebraece@gmail.com

Deixe uma resposta