Sobral e a Editora Opet ampliam parceria educacional para atender 3.200 estudantes

Nesta quinta-feira, dia 24, a Editora Opet e o município Sobral – campeão nacional em qualidade da educação pública – celebram a ampliação de sua parceria educacional. Desde o ano passado, em um projeto-piloto, a Editora Opet oferece os materiais didáticos e formações pedagógicas para professores e crianças da etapa inicial da Educação Infantil (Infantil Bebê e Infantil I). Ao todo, são atendidas 730 crianças, que utilizam a “Coleção Primeira Infância (+0)”, material finalista do Prêmio Jabuti.

Em 2019, além do trabalho com a Educação Infantil, a parceria vai contemplar, também, os materiais didáticos, implantação e formações pedagógicas dos professores do 2º ano do Ensino Fundamental. O trabalho será desenvolvido a partir da “Coleção Caminhos e Vivências”, que é adotada com sucesso por redes municipais de ensino de várias partes do país. Com a ampliação da parceria, mais 2.500 estudantes serão beneficiados.

A assinatura da ampliação da parceria acontece às 11 horas no gabinete do prefeito Ivo Ferreira Gomes e será feita pelo secretário municipal de Educação, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, e pela superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski.

“Ficamos felizes com o convite, feito pela Secretaria Municipal de Educação de Sobral, para que a parceria fosse mantida e ampliada. Sobral é um exemplo poderoso de como pode ser a educação pública em nosso país”, observa Cristina Swiatovski. “Fazer parte dessa história nos engrandece e mostra que, como sistema de ensino, temos muito a oferecer para as redes municipais.”

Resultado de imagem para Sobral e a Editora Opet parceria

O trabalho da Editora – A Editora Opet é parte do Grupo Educacional Opet, fundado em Curitiba no ano de 1973. Atualmente, suas coleções de materiais didáticos e paradidáticos estão presentes em escolas públicas e privadas de todo o país. No Ceará, por meio do selo educacional Sefe, participou ativamente do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e, hoje, desenvolve um trabalho importante com os professores de Fortaleza. A parceria com a capital foi firmada em 2013 e atende 32 mil estudantes da Educação Infantil (níveis 04 e 05) e do Ensino Fundamental (2º ano) com coleções de livros, formações e assessoramento pedagógico de docentes e gestores.

As Coleções – Em Sobral, o projeto-piloto da Educação Infantil utiliza os materiais da “Coleção Primeira Infância: Eu na escola + 0 e Eu na escola + 1”, que apresenta um olhar especial para a primeira etapa da educação. Além de reforçar os laços entre as famílias e as instituições educativas, os livros trazem propostas de vivências e proporcionam o registro das experiências vividas pelas crianças na instituição educacional, de forma a construir um portfólio com textos, imagens e músicas que criam um ambiente rico em experiências e brincadeiras. Para os educadores, oferece materiais que os levam à reflexão sobre o trabalho pedagógico com crianças bem pequenas, oferecendo práticas voltadas para a criança com a participação da família.

No caso dos professores e estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, serão adotados os livros da “Coleção Caminhos e Vivências”, composta por livros didáticos e de apoio que contemplam os componentes curriculares obrigatórios para esta etapa da educação: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte. As propostas de ensino permitem otrabalho interdisciplinar, preservam a especificidade de cada componente curricular e observam os Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta