Sobral entra em fase final de instalação das novas câmeras de segurança

Câmera são instaladas em alguns pontos estratégicos de Sobral

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretária da Segurança e Cidadania (SSC) iniciou, no mês de junho, a revitalização do sistema de vídeomonitoramento do Município. Até agora já foram substituídas 9 câmeras analógicas, de um total de 12, que farão a cobertura em vários pontos da cidade.

Já receberam as novas câmeras, o Mercado Central (1 câmera); a Casa da Cultura (1 câmera); Rodoviária (1 câmera); Igreja do Rosário (1 câmera); Boulevard do Arco (1 câmeras); Giradouro da Avenida Dr. Guarany (1 câmera); Ponte Othon de Alencar (1 câmera); Aeroporto (1 câmera), e Av. Dr. Aloísio Ponte, próximo ao Fórum  Dr. José Saboya (1 câmera). Já estão em fase de troca as câmeras da Avenida Ermírio de Moraes, (1 câmera), e do Giradouro de acesso à Massapê (1 câmera); a última câmera a ser instalada fará a cobertura da área do Hospital Regional Norte, e está em fase da escolha do local.

As novas câmeras digitais são equipadas com lentes de longo alcance, permitindo acompanhar movimentos constantes, com capacidade para captar, em detalhes, a placa de um veículo que esteja até 1,5km, e giram 360º. O investimento total é de mais de R$ 600 mil em recursos próprios do Município.

Inaugurado em 2001, o Sistema auxilia no trabalho de vigilância do patrimônio público e de segurança nas ruas. O Município realizará, ainda, a digitalização de todo o Sistema, a reestruturação da sala de Vídeomonitoramento e a manutenção dos equipamentos, por um período de doze meses.

Para garantir uma ação mais eficaz no que diz respeito à segurança em Sobral, o Prefeito Veveu Arruda já havia assinado, em outubro do ano passado, um convênio com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, para que a Guarda Municipal passasse a fazer parte da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança do Estado (CIOPS).

O convênio garante a integração das ações das forças de segurança do Estado e Município e permitirá, por exemplo, que o novo Sistema de Videomonitoramento de Sobral, possa ser acompanhado, também, pelo CIOPS, que já divide espaço com a Guarda Municipal, desde o início do ano, onde está sendo instalada uma sala de operações muito mais abrangente, com a comodidade da vigilância em tempo real nas 24 horas diárias, e integrada às demais forças de segurança que operam no Município para maior agilidade no atendimento das ocorrências.

O Prefeito Veveu Arruda analisa a possibilidade de ampliar o serviço, com a aquisição de mais 8 novas câmeras, fechando um total de 20 equipamentos, distribuídos estrategicamente pela cidade. De acordo com Pedro Aurélio Ferreira Aragão, Secretário de Segurança e Cidadania (SSC), “esse estudo está sendo feito junto à Procuradoria Geral do Município, que verifica a possibilidade de um novo orçamento que inclua esse acréscimo de mais equipamentos para a nossa cidade”.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.