Empresas sobralenses que atuam no setor de energias ou desenvolvem projetos de inovação agora têm uma nova oportunidade para participar do projeto H-TEC, do Governo do Ceará. Foram prorrogadas até o dia 27 de maio as inscrições para a seleção de instituições que desejam receber profissionais qualificados em Energias Renováveis para atuarem gratuitamente em suas operações.
Além de Sobral, também estão aptos a participar do projeto empresas sediadas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Mauriti, São Gonçalo do Amarante e Quixeramobim. Ao todo, são 18 vagas disponíveis. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site: www.centec.org.br/projetoh-tec.
A iniciativa é uma ação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), com apoio da Funcap e execução técnica do Instituto Centec. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva de Energias Renováveis no estado, conectando empresas a profissionais capacitados e promovendo soluções inovadoras.
As empresas selecionadas terão acesso à mão de obra especializada sem custos e ainda contarão com auxílio financeiro destinado ao responsável técnico do projeto, que pode ser o próprio gestor da empresa. Podem se inscrever sociedades empresárias, sociedades simples ou empresas individuais (exceto MEI) com atuação alinhada ao setor energético ou projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento).
O projeto H-TEC conta com investimento estadual de R$ 34 milhões e prevê a formação de 12 mil técnicos e multiplicadores em quatro anos. A fase atual contempla a imersão prática dos profissionais nas empresas parceiras, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e tecnológico do estado.