Sobral expande Projeto de Coleta Seletiva para 5 bairros
O projeto Coleta Seletiva Agendada da Prefeitura de Sobral, realizará mais quatro coletas em junho nos bairros Cidade José Euclides, Alto do Cristo, Sumaré, Padre Palhano, Alto da Brasília e Paraíso das Flores.
Iniciado em fevereiro de 2014, o Projeto já arrecadou mais de 15 toneladas de material reciclável, diminuendo o impacto desses resíduos no meio ambiente. O material é recolhido pela empresa de Reciclagem Mata Branca e convertido em bônus na conta de energia dos moradores, pelo Programa Ecoelce, da Companhia Energética do Ceará (Coelce).
Com a iniciativa, podem ser reciclados na Coleta Seletiva papel e papelão; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, garrafas PET etc); latas de cerveja e refrigerante; embalagens de vidro; ferros em geral, arames e pregos; além de baterias de celulares, veículos e pilhas.
O Projeto de Coleta Seletiva já foi implantado em cinco bairros e no Distrito de Jordão e funciona em participação com os moradores, que entregam nos pontos de coleta, material reciclável. Denominado “Eu limpo, você limpa e Sobral continua boa de se viver”, o programa reforça a ideia de que a coleta seletiva do lixo é de extrema importância para a sociedade, com a redução e o aproveitamento do lixo que é produzido. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Expansão
De fevereiro até hoje, foram coletados 15 mil e 700 quilos de material reciclável. “Já estamos expandindo o projeto para mais um distrito, dessa vez de Caioca, e os Bairros Expectativa, Vila União, Dom José e Residencial Padre Zé Linhares”, conta Mario.
A meta é que até o fim desse primeiro semestre, 50% do Município esteja coberto, e 100% até o final do ano. Mario explica que essa medida visa cumprir a exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que está sendo considerado exitoso.
Jonas Deison (Sobral Online), com informações de Jéssyca Rodrigues