De 19 a 21 de setembro, a cidade de Sobral será palco da 7ª edição do Slam Ceará – Festival Cearense de Poesias Faladas, iniciativa do Coletivo Fora da Métrica em parceria com slams de todo o estado. O evento, com entrada gratuita, promete reunir poesia, música, dança, feira criativa, batalhas de MCs e apresentações performáticas em diferentes espaços da cidade.
O Slam Ceará celebra a literatura slam, formato de disputa poética que vem se consolidando como expressão da cena cultural periférica. Nesta edição, poetas de várias regiões do estado disputarão a vaga que garantirá representação cearense no Slam BR, campeonato nacional de poesia falada. Em 2025, estão no páreo nomes como Flow, Akwa da Sylva, Nícolas Indígena, Ângela Rocha, LUZi Jr, Borboleticia, Yasmin Biesse e Sra. Preta.
A programação terá início no Anfiteatro do Alto do Cristo (19), segue no Largo das Dores (20) com feira criativa e apresentações artísticas, e se encerra no dia 21, com atividades no Auditório do Sesc Centro e no próprio Largo das Dores. Ao longo dos três dias, o público poderá acompanhar shows de artistas locais, batalhas de freestyle e a grande disputa poética.
Criado em 2017, o Coletivo Fora da Métrica trouxe a primeira experiência de slam ao Ceará e desde então articula a Rede Slam Ceará, conectando coletivos, artistas e iniciativas que fortalecem a poesia falada como forma de resistência, cidadania e celebração cultural.
O festival tem apoio da Secult Ceará e do Ministério da Cultura, via Lei Aldir Blanc (PNAB), além de parcerias locais como SESC Sobral, Secretaria de Juventude e Cultura, Voz FM, Feira Eva e Produção de Perifa, entre outros espaços e coletivos.
Mais informações: (88) 9 8882-2434 | (88) 9 9439-7755 | @slamceara

