Sobral recebe espetáculos do projeto ‘Palco Giratório’

Neste mês de setembro, as cidades de Sobral e Crateús recebem oficinas e espetáculos culturais gratuitos do programa Palco Giratório, do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc. O público dos dois municípios prestigiará a peça ‘Adaptação’, da Cia. Teatro de Açúcar, do Distrito Federal, que se apresentará em Sobral, dia 14, e Crateús, dia 16.

Texto

O espetáculo conta a história de personagens num momento de adaptação como meio de sobrevivência: um diretor teatral frustrado que não consegue sair de uma crise criativa e decide mudar de profissão; uma atriz recém-chegada à cidade grande que precisa se acostumar à solidão do novo estilo de vida; um transexual que adaptou seu corpo para poder seguir vivendo nele; e um dinossauro que não sabe se sobreviverá às adaptações da espécie. Todos estão unidos por um drama em comum: o medo de morrer, se transformar, deixar de existir.

Outro espetáculo

Sobral recebe ainda, nos dias 12 e 13, o espetáculo“Ora Mortem”, encenado pelo ‘in-Próprio Coletivo’, grupo de Mato Grosso. A montagem apresenta dois personagens que se fragmentam em reflexos e projeções para expor, entre outras coisas, a proximidade da morte como sintoma de vida. A peça desarticula a noção de ficção e propõe fricções de presença entre os artistas e o público.

Ainda em Sobral está sendo ministrada a oficina ‘ Interpretação Autoral’. Destinada a adultos e jovens a partir de 16 anos. A aula se fundamenta na criação dramatúrgica de personagens por meio de improvisações, discussões e análises, utilizando o ator como matéria prima do processo de dramaturgia. O workshop tem como facilitadores Gabriel F. e Marco Michelangelo, ambos da ‘Cia. Teatro de Açúcar’.

Sobre o Palco Giratório

Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto Palco Giratório traz companhias de teatro, dança e animação de todo o Brasil com o objetivo de democratizar o acesso às artes cênicas e fomentar a formação de plateia, promovendo um grande intercâmbio cultural.

A iniciativa tem o objetivo de trocar experiências e vivências entre os artistas e difundir montagens regionais pelo País, além de criar oportunidades de inserção de artistas, produtores e técnicos no mercado de trabalho.

Serviço

Programação do Palco Giratório

Adaptação – Cia. Teatro de Açúcar (DF)

 

Local: Theatro São João (Praça São João, 156 – Sobral)

Data: 14/9

Horário: 20h

Local: Teatro Rosa de Moraes (Praça Gentil Cardoso – Crateús)

Data: 16/9

Horário: 19h

OraMortem – in-Próprio Coletivo (MT)

Local: Theatro São João (Praça São João, 156 – Sobral)

Datas: 12 e 13/9

Horário: 20h

 

Informações

(88) 3611.0954

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta