Sobral recebe estreia de turnê que faz tributo à Rita Lee
Cantora cearense faz homenagem à artista que sempre lutou pela liberdade feminina e igualdade de gêneros
Rita Lee é conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro”. E é inspirada nesse ícone que a cantora cearense Regina Kinjo preparou uma turnê especial com estreia em Sobral, nesta sexta-feira (24), às 20h.
O show “Rita Lee: A Mulher e A Censura” acontece na Casa 4 Portas. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia).
Sobre a apresentação, Regina frisa que não se trata de um cover. “É um tributo e uma homenagem em vida à artista mais censurada na época da ditadura, por defender a liberdade feminina e a igualdade de gênero em sua obra. Há um tempo me interesso pelas pautas feministas e descobrir que Rita, a padroeira da liberdade, foi a artista mais censurada da ditadura, despertou minha curiosidade”, conta.
Foram meses mergulhada estudando sua história e sua obra. “Eu conhecia somente superficialmente e passei a admirar ainda mais seu trabalho e posicionamento, bem à frente do seu tempo. Acho importante resgatar suas ideias e sua obra, que já são imortais”.
A turnê
Regina escolheu a cidade de Sobral para iniciar a turnê por ter uma relação de afetividade com o local. “Quando criança, eu morava em Fortaleza e sempre viajava para Sobral, para a casa dos meus tios. Então, eu tenho boas memórias lá. E como quero visitar as lembranças e a história da Rita Lee, resolvi também visitar as minhas”.
Sobre o show, o público vai se transportar para uma atmosfera de alegria e irreverência, cantando junto alguns sucessos censurados de Rita Lee. “Vão poder ver com novos e mais limpos olhos sua obra, seu canto por igualdade e liberdade, suas letras nunca tão simples, mas não como uma cópia e sim como releituras, com meu toque niponordestino”, comenta Regina Kinjo.
Sobre a cantora
Regina Kinjo é formada em medicina e atua na área de neonatologia. Em paralelo com sua carreira médica, há mais de 20 anos é cantora. Começou com um grupo de rock adolescente e depois ingressou em um grupo vocal chamado Grupo AME, regido pelo iminente maestro Tarcisio José de Lima. Com o grupo, fez shows no Nordeste, em grandes palcos regionais, como Theatro José de Alencar.
Em 2019, decidiu enveredar pela carreira solo, lançando dois singles autorais. Em 2021, fez shows online com sucesso de bilheteria, em pleno auge da pandemia. E em 2022, lançou seu primeiro álbum: Colho Versos. Sua marca é junção cultural nordestina e nipônica.
Serviço
Estreia da turnê “Rita Lee: A Mulher e A Censura”
Data: 24 de março de 2023
Horário: às 20h
Local: Casa 4 Portas (Rua Randal Pompeu, 124, Centro/ Sobral, CE)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/show-rita-lee-a-mulher-e-a-censura/1920394