Sobral sedia XIII Encontro Mestres do Mundo de 4 a 7 de dezembro
De quarta a sábado, 4 a 7 de dezembro, o município de Sobral, recebe o XIII Encontro Mestres Mundo, evento que irá reunir os Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, representados pelos 78 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 13 grupos e 3 coletividades, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional e do patrimônio imaterial do Estado do Ceará. A ação é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e oferece uma vasta programação cultural gratuita e aberta ao público durante os quatro dias de evento, com atrações regionais, nacionais e internacionais.
A programação tem início na quarta-feira, 4, às 18h40, com um Cortejo Ritual de Abertura que parte da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretinhos em direção à Arena dos Mestres, localizada na Praça São João. Após o cortejo, haverá a coroação das rainhas dos maracatus Reis de Paus, grupo de Fortaleza titulado este ano, e Nação Tremembé, de Aracatiaçu, e a solenidade de abertura, comandada pelo Secretário da Cultura, Fabiano Piúba. As atrações artísticas da primeira noite começam às 21h20, com o grupo mexicano Fuocco di Strada, o Coco São Francisco (Juazeiro do Norte) e o Grupo Bongar, de Casa Xambá em Recife (PE).
Na quinta-feira (5), as atividades iniciam pela manhã, das 9h às 12h, com vivências desenvolvidas entre os Mestres e Mestras, os grupos convidados e o público. O campus Cidão, da Universidade Vale do Acaraú, recebe os Girassóis em Rodas de trocas ou Trocas em Rodas, terreiradas de vivências e experiências com os Tesouros Vivos nas Rodas do Sagrado, do Corpo, da Oralidade, das Mãos e dos Sons. Haverá, também no campus da Universidade, os Girassóis Curumins na Fazenda Caiçara, a Roda Semente com transmissão de saberes para a gente miúda.
Os mestres encantados serão relembrados na atividade O saber dos Encantados: Espalhando Mandacarus, durante a oficina Cana Verde do Mucuripe – o saber de D. Gerta, com sua filha Maria José, em Lisieux, Santa Quitéria. Os grupos Fuocco di Strada (México), Carroça de Mamulengos (Juazeiro do Norte) e Borgar (PE) também realizam vivências durante a manhã. O período da tarde será dedicado a ações formativas com o a mesa de abertura do III Seminário Interdisciplinar de Patrimônio Imaterial, que este ano tem como tema “Patrimônio: territórios ameaçados, riscos às comunidades tradicionais e originárias” e será realizado no Teatro São João.
A programação noturna começa às 19h, na Arena dos Mestres (Praça São João), com a atividade infanto-juvenil Entre Girassóis e Mandacarus, com o Teatro de Bonecos de Cassimiro Coco. Às 19h30, os povos originários serão homenageados com um ritual, seguido de Toré, dança que será realizada pelos povos indígenas do Ceará. Às 20h, o Grupo Rabecacello (Itapipoca) se une aos Mestres Totonho, Quincas da Rabeca e Mestra Ana na apresentação Rabecas do Ceará. Em seguida, o público terá a presença do Boi Paz no Mundo, de Sobral, e da Carroça de Mamulengos, de Juazeiro do Norte. A banda Fulô da Aurora, de Fortaleza, encerra a segunda noite de atrações do Encontro.
Sexta-feira (6) as rodas de trocas de saberes com os Mestres e Mestras da Cultura continuam, na Universidade do Vale do Acaraú. A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto participa de uma aula espetáculo e a atividade O saber dos Encantados: Espalhando Mandacarus será realizada na Serra da Meruoca, com o tema a Dança do Leruá e Maneiro Pau e participação dos Mestres Cirilo e Ricardinho e do grupo Mira Ira. Tanto na quinta quanto na sexta, o povo indígena amapaense Wajãpi irá realizar pinturas corporais com os participantes. A Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2003.
No período da tarde, das 14h às 18h, as ações formativas do III Seminário Interdisciplinar de Patrimônio Imaterial continuam com a realização de simpósios temáticos. Às 15h, o teatro São João será o palco para a entrega dos títulos em Notório Saber em Cultura Popular dos mestres titulados este ano, realizada pela Universidade Estadual do Ceará. Das 14h às 17h, as escolas da rede municipal de ensino de Sobral recebem aulas-espetáculo Boi de Maracanã, do Maranhão, e Bois e Reis, do Rio Grande do Norte. De quinta a sábado, das 14h às 18h, a Casa do Capitão Mor de Sobral abriga duas atividades: a exposição Valores do Meu Lugar e a mostra de vídeo No intangível sem fronteiras espalhando mandacarus, no mini auditório.
As atividades culturais noturnas começam na sexta-feira, às 18h30, com o Som das Seis “Ritual Reisados”, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Na Arena dos Mestres, a partir das 19h30, a programação infanto-juvenil Entre Girassóis e Mandacarus terá como estrela o Mestre Palhaço Pimenta. Às 20h haverá o espetáculo Violas do Ceará, com os Mestres Antônio Pontes (Sobral) e Geraldo Amâncio (Fortaleza), seguida pelo Coco da Batateira (Crato), Reisado Euclides Rufino (Cariré), Boi de Maracanã – Sotaque de Matraca (São Luís-MA) e Forró Pé de Serra, com Luís Paulo (Quixeramobim).
A manhã do sábado (7), será marcada pela confraternização e troca de afetos entre os Tesouros Vivos da Cultura durante a caminhada nativa No Coração do Boi de Aracatiaçu tem Cabaçais e sons de Rosinha, que será realizada no terreiro do Mestre do Boi Coração e do Boi Lagoa, em Aracatiaçu. A programação de encerramento do XIII Encontro Mestres do Mundo inicia às 19h com os Brincantes Sementes, apresentação infanto-juvenil com os Bois Mirins de Sobral. Às 20h10, os Mestres e Mestras da Cultura se reúnem na Arena dos Mestres para a Residência Resiliente – Geminando Girassóis e Espalhando Mandacarus, resultado dos quatro dias de vivências.
A partir das 21h30, o Encontro terá como atrações apresentação de Balandê e Danças Rurais Típicas de Monsenhor Gil (PI), a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (Crato) e a energia contagiante do carimbó de Dona Onete (PA) fecha a noite.
Durante todos os dias do evento, em paralelo à programação da Arena dos Mestres, o público poderá desfrutar, ainda, de espaços com programação permanente: Espaço dos Encantados, local de valorização dos saberes e fazeres dos Mestres que se foram; Feira de Artesanias, com saberes e fazeres artesanais; Feira de Gastronomia Tradicional, com a participação da comunidade e pratos da culinária tradicional local; Pintura Corporal, realizada pelo povo indígena Wajãpi (AP); e o Espaço Solidário e Inclusivo, privilegiando a economia da cultura e agricultura familiar das comunidades tradicionais do Ceará.
O XIII Encontro Mestres do Mundo é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, com produção do Instituto Assum Preto, parceria da Prefeitura de Sobral e das secretarias municipais e apoio do Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional e da Comissão Cearense de Folclore. O Encontro recebeu em 2017 o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN, pela sua importância na preservação e difusão do patrimônio imaterial cearense.
ESPAÇOS E PROGRAMAÇÃO PERMANENTE – PRAÇA SÃO JOÃO
Sob a flor branca do Mandacaru multiplicando força solidária
ESPAÇO DOS ENCANTADOS – Local de valorização dos saberes e fazeres dos Mestres que se foram
FEIRA DE ARTESANATO – Feira de saberes e fazeres artesanais
FEIRA DE GASTRONOMIA TRADICIONAL – Comunidade e Culinário tradicional local
PINTURA CORPORAL com o povo indígena Wajãpi (AP)
ESPAÇOS SOLIDÁRIOS E INCLUSIVOS – economia da cultura e agricultura familiar, comunidades tradicionais do Ceará
04/12/2019 | QUARTA – FEIRA
NOITE
18h40 – SOM DAS SEIS, Igreja N. Sra. do Rosário dos pretinhos
CORTEJO RITUAL DE ABERTURA: “Tambores para Maria Tomázia”, tesouros vivos da cultura, convidados, atrações culturais e grupos locais.
19h – COROAÇÃO DA RAINHA E DO REI: Maracatu Reis de Paus (Fortaleza) e Maracatu Nação Tremembé (Aracatiaçu /Sobral), participação Mestre Almeida.
20h30 – SOLENIDADE DE ABERTURA
21h20 – Fuocco di strada (México)
21h50 – Coco São Francisco (Juazeiro do Norte, CE)
22h20 – Grupo BONGAR, Casa Xambá (Recife, PE)
05/04/2019 | QUINTA – FEIRA
MANHÃ
9h às 12h – Vivência Teatral – Fuocco di strada (México), ECOA
9h às 12h – Vivência Comunitária – Carroça de Mamulengos (Juazeiro do Norte, CE), Vila União.
9h às 10h – Terreiros em Vivências – Grupo BONGAR, Casa Xambá (Recife, PE)
9h às 12h – Girassóis em Rodas de trocas ou Trocas em Rodas (terreiradas de vivências e experiências) – Roda do Sagrado, Corpo, Oralidade, Mãos, Sons.
9h às 12h – Girassóis curumins – Roda Semente na Fazenda Caiçara (Transmissão de saber para gente miúda)
9h às 12h – Pintura corporal com o povo indígena Wajãpi (AP)
9h às 12h – O saber dos Encantados: Espalhando Mandacarus
OFICINA: Cana Verde do Mucuripe – o saber de D. Gerta, com a filha Maria José (Lisieux, Santa Quitéria).
TARDE
14h às 18h – III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PATRIMÔNIO IMATERIAL – MESA DE ABERTURA: “Patrimônio: territórios ameaçados, riscos às comunidades tradicionais e originárias”, Teatro São João.
14h às 17h – OFICINA: Grupo Rabecacello, com alunos da Escola de Música de Sobral.
14h às 18h – EXPOSIÇÃO: Valores do Meu Lugar, Casa do Capitão Mor
14h às 18h – MOSTRA DE VÍDEO: No intangível sem fronteiras espalhando mandacarus – Mini auditório da Casa do Capitão Mor.
NOITE
19h – PROGRAMAÇÃO INFANTO-JUVENIL: Entre girassóis e mandacarus, Teatro de bonecos (Cassimiro Coco), Arena dos Mestres.
19h30 – RITUAL DOS POVOS INDÍGENAS
20h – DANÇA DO TORÉ, povos indígenas do Ceará.
20h – RABECAS DO CEARÁ: Mestre Ana, Mestre Totonho, Mestre Quincas da Rabeca” (CE) e grupo Rabecacello (Itapipoca, CE)
21h10min – BOI PAZ NO MUNDO, Sobral (CE)
21h50 – CARROÇA DE MAMULENGOS (Juazeiro do Norte – CE)
22h30 – BANDA FULÔ DA AURORA (Fortaleza, CE)
06/12/2019 | SEXTA–FEIRA
MANHÃ
9h às 12h – AULA ESPETÁCULO: Banda Cabaçal Irmãos Aniceto (Crato, CE)
9h às 12h – Girassóis em Rodas de trocas ou Trocas em Rodas (terreiradas de vivências e experiências) – Roda do Sagrado, Corpo, Oralidade, Mãos, Sons.
9h às 12h – Girassóis curumins: Roda Semente na Fazenda Caiçara (Transmissão de saber para gente miúda)
9h às 12h – Pintura corporal com o povo indígena Wajãpi (AP)
9h às 12h – OFICINA O saber dos Encantados: Espalhando Mandacarus: Dança do Leruá e Maneiro Pau, na Serra da Meruoca com Ricardinho, Mestre Cirilo e Miraira.
TARDE
14h às 18h – III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PATRIMÔNIO IMATERIAL – SIMPÓSIOS TEMÁTICOS “Patrimônio: territórios ameaçados, riscos às comunidades tradicionais e originárias”.
15h – TÍTULO “NOTÓRIO SABER EM CULTURA POPULAR” – pela Universidade Estadual do Ceará – UECE – Teatro São João.
14h às 17h – AULA ESPETÁCULO: Boi de Maracanã – Sotaque de Matraca, (MA), Escolas de Sobral.
14h às 17h – AULA ESPETÁCULO: Bois e Reis (Natal – RN), Escolas de Sobral.
14h às 18h – EXPOSIÇÃO: Valores do Meu Lugar, Casa do Capitão Mor
14h às 18h – MOSTRA DE VÍDEO: No intangível sem fronteiras espalhando mandacarus – Mini auditório da Casa do Capitão Mor.
18h30min – Som das Seis “Ritual Reisados”, Igreja de Nossa Senhora da Conceição
19h30min – Programação infanto Juvenil diurna e a noite no Espaço de Delicadezas Arena dos Mestres “Entre girassóis e mandacarus”, com – Mestre Palhaço Pimenta.
20h00min – Violas do Ceará, Antônio Pontes e Geraldo Amâncio (Sobral e Fortaleza, CE)
20h20min – Reisado dos Irmãos, (Juazeiro do Norte CE)
21h00min – Coco da Batateira, (Crato CE)
21h30min – Reisado Euclides Rufino ( Cariré CE)
22h10min – Boi de Maracanã, Sotaque de Matraca (São Luís MA)
23h00min – Forró Pé de Serra – Luís Paulo, (Quixeramobim CE)
07/04/2019 | SÁBADO
MANHÃ
9h às 11h – CAMINHADA NATIVA: no coração do boi de Aracatiaçu tem cabaçais e sons de Rosinha – no terreiro do Mestre do Boi Coração e do Boi Lagoa (Aracatiaçu/Sobral, CE)
TARDE
14h às 18h – EXPOSIÇÃO: Valores do Meu Lugar, Casa do Capitão Mor
14h às 18h – MOSTRA DE VÍDEO: No intangível sem fronteiras espalhando mandacarus – Mini auditório da Casa do Capitão Mor.
NOITE
19h – Brincantes Sementes: Bois mirins de Sobral.
19h30 – Bois e Reis (Natal, RN)
20h10 – RESIDÊNCIA RESILIENTE – Geminando girassóis e espalhando mandacarus
21h30 – Balandê e danças rurais típicas (Monsenhor Gil, PI).
22h10 – Banda Cabaçal Irmãos Aniceto (Crato, CE)
22h40 – Dona Onete (Belém, PA)
XIII Encontro Mestres do Mundo
Data: 4 a 7 de dezembro de 2019
Local: Sobral-CE
Horário: 09h à meia noite
Classificação: Livre
Programação gratuita e aberta ao público