Sobral vai receber 1° mutirão de atendimento do Projeto Orelhinha

medicos
A cidade de Sobral vai receber dia 17 de fevereiro o primeiro mutirão de atendimento do Projeto Orelhinha. A iniciativa oferece desconto em cirurgia para correção da popularmente conhecida como orelha de abano deixando apenas o custo do material para ser pago, em até 12 vezes.
Os atendimentos são marcados pelo site do projeto e o pagamento é online. O mutirão começa às 9 horas no auditório da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Sobral.
De acordo com o cirurgião plástico e coordenador local do projeto, Agostinho Moura, ele e mais dois colegas, os médicos Nilton Parron e Rodrigo Barreto, estarão à frente desse projeto humanitário para favorecer pessoas de baixa renda.
De acordo com ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o procedimento completamente gratuito, mas a burocracia dificulta o acesso. “O SUS paga tudo mas ele prioriza urgência e emergência e essa é uma cirurgia estética, reparadora”.
Esse não é o primeiro projeto que Agostinho apoia, fazendo parte também da ONG Smile Train, que auxilia pacientes que sofrem de fissuras labiopalatinas, mas não têm condições financeiras ou infraestrutura para o tratamento adequado.
O Projeto Orelhinha atende pessoas a partir de sete anos de idade. Em três anos, foram mais de 1500 procedimentos. O projeto social criado há três anos oferece 70% de desconto para a cirurgia de otoplastia, ou a correção das orelhas abertas. O procedimento cirúrgico custa em média R$ 6 mil, mas os pacientes atendidos pelo Projeto Orelhinha arcam com 30% do custo total referente a material, estrutura hospitalar e pessoal de apoio, com valor ficando em R$ 1.650.
Cirurgia
O procedimento cirúrgico é rápido e a recuperação também, com alguns pequenos cuidados que o paciente deve tomar. “O procedimento dura de 30 a 40 minutos. Cinco dias após a cirurgia o paciente já pode retomar as atividades normais, basta usar faixa tipo bailarina, para dormir, durante 30 dias. O paciente não pode praticar esportes com bola ou lutas, se expor ao sol ou nadar por um mês”, Agostinho Moura.
Os interessados em serem atendidos devem fazer contato através do site do projeto ou ligar para a central de relacionamento para efetuar um cadastro e agendar a primeira consulta gratuita. O Projeto Orelhinha surgiu durante o período de residência médica de Marcelo Assis, onde notou a grande demanda pela correção de orelha em abano, principalmente nos pacientes mais jovens.
As cirurgias são realizadas a nível ambulatorial em hospitais ou clínicas com centro cirúrgico especializado, com anestesia local e sedação. Para garantir a segurança do paciente nos procedimentos todos os profissionais envolvidos são credenciados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Em Fortaleza, o primeiro mutirão realizado dia 15 de dezembro de 2013 reuniu 250 pessoas e até o momento 50 pessoas já fizeram cirurgia.
Mais informações:
Mutirão do Projeto Orelhinha em Sobral
Inscrições: www.projetoorelhinha.com.br ou pelo telefone 0800 718 7804

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.