SPU realiza demolição de barracos irregulares na Praia das Caraúbas, em Camocim

Nativos e pescadores do vilarejo da Praia das Caraúbas, localizada no litoral de Camocim, foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (30), por uma ação de demolição realizada pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), com apoio da Polícia Militar do Ceará.

Os pescadores locais, que tradicionalmente viviam nas proximidades da praia foram pegos de surpresa com a demolição de suas casas e barracos, gerando revolta e indignação na comunidade. As construções irregulares eram usadas principalmente para guardar o material de pesca dos nativos.

A Praia das Caraúbas é conhecida por sua beleza natural e pela atividade pesqueira que sustenta muitas famílias locais há gerações. No entanto, a área é de propriedade da União, e a SPU alega que as construções das casas e barracos dos pescadores foram erguidas na faixa de praia, o que é proibido pela Lei Federal 7.661 /88 (PNBC).

Em tom de desespero e indignação, pescadores e nativos gravaram vídeos lamentando a situação: “Isso é uma injustiça”, disse um dos nativos. Os pescadores reclamam que agora não terão mais onde guardar seus materiais de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.