Tempo instável aumenta incidência de raios no Ceará; 28 municípios têm previsão de chuva até esta sexta-feira (6)
A quadra chuvosa no Ceará teve início nesta semana e traz a previsão de chuvas em todas as macro-regiões do estado, com possibilidade de tempestades acompanhadas de raios. O cenário é resultado da intensificação das condições de instabilidade atmosférica, o que exige cuidados redobrados por parte da população, mesmo com a baixa probabilidade de uma pessoa ser atingida por uma descarga elétrica.
A meteorologia indica que, até esta sexta-feira (6), há previsão de chuvas em todas as macro-regiões cearenses. As áreas com maior volume de precipitação devem ser a Serra da Ibiapaba, o oeste do Sertão Central e dos Inhamuns e o Cariri.
Nessas regiões, as chuvas mais intensas devem ocorrer principalmente entre a tarde, noite e madrugada. Já nas áreas litorâneas do Ceará, também há previsão de precipitações, com maior intensidade esperada entre a madrugada, manhã e início da tarde desta quinta-feira.
Instabilidade favorece raios durante a quadra chuvosa
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as condições meteorológicas que atuam sobre o estado favorecem a formação de instabilidades atmosféricas, o que pode resultar em chuvas acompanhadas de descargas elétricas em algumas áreas.
Esse cenário ocorre devido à possibilidade de formação de nuvens cumulonimbus, conhecidas por estarem associadas a tempestades. Quando essas nuvens se desenvolvem, aumentam as chances de ocorrência de raios, especialmente em períodos de maior instabilidade.
Somente no mês de janeiro, o Ceará registrou mais de 21 mil descargas elétricas, segundo levantamento da Enel, número que reforça o alerta durante a quadra chuvosa.
Corpo de Bombeiros reforça cuidados durante tempestades
Com a intensificação das chuvas no Ceará, o Corpo de Bombeiros orienta que a população fique atenta aos sinais de mudança no tempo antes do início das tempestades. Entre as recomendações, está a de não buscar abrigo sob árvores enquanto houver ocorrência de raios.
Em locais abertos, como campos de futebol, quadras e praças, a orientação é procurar edificações construídas, com teto e estrutura adequada, até que a tempestade passe.
Dentro de casa ou de outras edificações, também são necessários cuidados. O Corpo de Bombeiros exige a instalação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, que incluem captação dos raios, descida e aterramento adequados. Além disso, é recomendado o uso de dispositivos de proteção contra surtos (DPS), capazes de proteger os circuitos internos em caso de sobrecarga proveniente das redes elétrica ou telefônica.
Fonte: GC+

