Terapias alternativas aquecem mercado de saúde e bem-estar de Fortaleza

Animados com a crescente demanda por tratamentos preventivos para problemas físicos e emocionais, massagistas da capital cearense estão ampliando o campo de atuação com a abertura de novos e sofisticados espaços, verdadeiros refúgios para atender moradores e turistas

Uma das mais atraentes capitais do Nordeste brasileiro, onde faz sol o ano inteiro, Fortaleza tem 2,7 milhões de habitantes, belas praias, falésias vermelhas, palmeiras, dunas e lagoas, além de monumentos históricos imperdíveis, uma rica gastronomia e uma cultura pulsante.

A natureza exuberante pode ser conferida às diversas unidades de conservação que a cidade abriga, como o Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, a Área de Proteção Ambiental da Sabiaguaba e o Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga.

Neste clima quente, a capital cearense tem visto, nos últimos anos, um forte crescimento do mercado de terapias alternativas, com destaque para as massagens terapêuticas, relaxantes e sensuais. A partir deste cenário, massagistas estão investindo em espaços especializados, como clínicas de estética e spas day, ou mesmo atendendo em domicílio.

Entre as massagens mais conhecidas está a sueca. Aplicada em todo corpo, é indicada para pessoas que começaram há pouco tempo a frequentar sessões desta terapia. Com uma combinação de movimentos longos e fluidos, o profissional direciona a massagem com vistas a ajudar o adepto a maximizar o alívio das dores e as tensões em tendões e músculos. A técnica é complementada com vibrações e leves batidas.

Igualmente conhecida e cada vez mais procurada, a massagem com pedras quentes (somente aquecidas) traz alívio para as dores e tensões, além de ser relaxante. O massagista posiciona esses minerais em pontos específicos do
corpo. O basalto, rocha vulcânica que retém bem o calor, é a mais utilizada. O calor das pedras lisas, por exemplo, pode ser bastante relaxante para músculos tensos.

A massagem shiatsu envolve pressão localizada usando os dedos do terapeuta, e até mãos e cotovelos. É aplicada em uma sequência rítmica ao longo do corpo, a fim de estimular os pontos de acupressão no corpo para melhorar o fluxo de energia e ajudar a recuperar o equilíbrio.

Vigorosa, a ayurvédica estimula os músculos e a circulação, liberando toxinas presas neles e nos tecidos. O massagista usa mãos, cotovelos e pés para fazer o realinhamento postural. Assim, busca-se o alívio de tensões e o
fortalecimento do sistema imunológico.

Crescimento das sensuais

As massagens sensuais também estão se expandindo na capital cearense e na região, que diariamente conta com um público que busca por massagistas em Fortaleza para atendimentos em spas e clínicas especializadas. Energizante, a tailandesa é feita por meio de compressão rítmica ao longo do corpo. A técnica consegue reduzir o estresse e melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento.

Bastante conhecida e em franco crescimento no Brasil, a massagem tântrica não busca o orgasmo, mas concentra-se em agradar o parceiro mutuamente. A terapia usa energia e chakras (um centro de energia no corpo, de acordo
com a crença indiana) para relaxar a pessoa no estado de sentimento de que os limites físicos foram dissolvidos.

A terapia proporciona sensação em que os limites físicos se dissolvem, o tempo desaparece, as preocupações e os problemas não parecem mais importantes ou são totalmente esquecidos.