TIC promove ações formativas para profissionais das artes dedicados à Infância

Imagem inline 1Desde 2013 o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) atua de forma mais intensa em ações que vão para além dos palcos e praças. Ao criar o Encontro de Narrativas para a Infância, ampliou as atividades formativas, que desde então são realizadas durante o festival e ao longo do ano. Oficinas e mesas-redondas são ofertadas para artistas, pesquisadores e gestores culturais, contemplando diferentes manifestações artísticas e aspectos culturais do universo infantil.
São abordados processos de criação, produção e distribuição de conteúdos culturais para a infância e suas diversas narrativas. Entre os temas, destacam-se as concepções de infâncias, identidade, cidadania, diversidade, direitos, educação, dramaturgias, estéticas, mídias, entre outros temas convergentes. A proposta é discutir a relação entre a cultura e a infância diante da contemporaneidade, sob diferentes perspectivas éticas, estéticas, sociais, econômicas e políticas.
De 2013 par cá, percebem-se diferentes desdobramentos na cena artística e cultural do Ceará. Exemplo disso é a estreia do primeiro espetáculo cearense para bebês, do K’Os Coletivo, dentro da programação o 6º TIC, e a formatação do Plano de Cultura Infância do Ceará.
ENCONTRO DE NARRATIVAS DURANTE O 6° TIC
Em 2016, o Encontro de Narrativas para a Infância ofertará, em Fortaleza, ações formativas relacionadas à ilustração e ao audiovisual e, em Sobral, realizará oficinas de teatro de marionetes e de dramaturgia por meio da dança. A ideia é trazer novos ares para a produção artística para a infância no Ceará, ocupando alguns dos principais espaços formativos do estado: Vila das Artes e Escola Porto Iracema das Artes, em Fortaleza, e Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes (ECOA), em Sobral.
AÇÕES FORMATIVAS EM SOBRAL
“Práticas de criação cênica: estudando as dramaturgias para a infância na contemporaneidade” é a oficina que a bailarina e atriz Andréia Pires (CE) ministrará em Sobral para artistas, arte-educadores, atores, bailarinos e coreógrafos. A oficina acontecerá nos dias 07/10, das 19h às 22h; 08/10, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e 09/10, das 8h às 13h.
Para o público de Sobral o TIC reservou duas importantes oficinas relacionadas à criação cênica. O Grupo Bricoleiros, um dos mais renomados do Ceará na técnica do teatro de animação, com participação em festivais dentro e fora do Brasil, ministrará a Oficina de Marionete de Manipulação Direta, técnica inspirada no sofisticado teatro milenar “Bunkaru”. Na confecção, os participantes vão trabalhar a dobradura em papel e, na manipulação, será dada ênfase na preparação corporal do ator-manipulador, compreensão da cena, marcação cênica, animação e comunicação com bonecos e objetos. A atividade acontecerá no dia 14/10, das 19h às 22h, e nos dias 15/10 e 16/10, das 9h às 13h, na Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes (ECOA).
SERVIÇOS
6° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – De 6 a 12 de outubro em Fortaleza e de 15 a 17 em Sobral.  Informações: (85)3048.6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br.
Oficina Práticas de criação cênica: estudando as dramaturgias para a infância na contemporaneidade – Com Andréia Pires (CE) em Sobral. Dias 07/10, das 19h às 22h; 08/10, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e 09/10, das 8h às 13h, na Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes – ECOA (Travessa Adriano Dias de Carvalho, 135 – Centro, Sobral, Ceará).. Inscrições pelo site do TIC (www.festivaltic.com.br) ou pelo link:https://goo.gl/forms/6dPjBRuBVFYiaomc2
Oficina de Marionete de Manipulação Direta – Com Grupo Bricoleiros, em Sobral. Dia 14/10, das 19h às 22h, e nos dias 15/10 e 16/10, das 9h às 13h, na Escola de Cultura Comunicação Ofícios e Artes – ECOA (Travessa Adriano Dias de Carvalho, 135 – Centro, Sobral, Ceará). Inscrições gratuitas pelo site do TIC (www.festivaltic.com.br) ou pelo link: https://goo.gl/forms/tvST5CYTEO0ivc5x1

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta