TIM derruba sinal de propósito, diz Anatel

O
que você desconfiava a Anatel comprovou. A agência reguladora acusa
operadora de telefonia móvel TIM de interromper de forma proposital as
ligações de clientes que possuem o plano Infinity, que faz a cobrança
tarifária com base no número de chamadas independentemente da duração da
ligação. Quem nunca, hein?! 
Relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acusa a operadora de telefonia TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação, e não por tempo.
A
agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e
comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e “não Infinity”.

A
conclusão foi que a TIM “continua ‘derrubando’ de forma proposital as
chamadas de usuários do plano Infinity”. O documento apontou índice de
queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano
Infinity -que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de
clientes.

“Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe
explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos
[quedas de ligações] entre duas modalidades de planos”, diz o relatório.

Durante
as investigações, a TIM relatou ao Ministério Público que a
instabilidade de sinal era “pontual” e “momentânea”. As informações são
da Folha de São Paulo.


Nova proibição
Com
base nos dados, o Ministério Público do Paraná pede a proibição de
vendas de novos chips pela TIM no Estado, o ressarcimento de
consumidores do plano Infinity no Paraná por gastos indevidos e o
pagamento, pela empresa, de indenização por dano moral coletivo.
A
TIM já havia sido suspensa no Estado no final de julho, quando a
Anatel proibiu as vendas de novos planos das operadoras com maior índice
de reclamação em cada Estado. Além do Paraná, onde o índice era de
26,1 reclamações a cada 100 mil clientes, a operadora obteve o pior
resultado em 18 unidades federativas.
Fonte: O POVO Online

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