Time Enactus UVA Sobral foi destaque no Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio

O time Enactus UVA Sobral, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), atualmente com 50 membros ativos, 3 professores conselheiros e com parceria de empresas locais, foi destaque no Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio, que ocorreu em Fortaleza, no dia 14 de Dezembro de 2018. O time voltou pra casa com a taça de campeão e a premiação de R$5.000 que será inteiramente investida em suas atividades.
O projeto do time, chamado “SerTão Sustentável”, atua numa comunidade chamada Serrote do Piaba, localizada a 10 km da cidade de Sobral e possui cerca de 480 moradores. Através das diversas atividades propostas, o time visa impactar a vida de pessoas, melhorando sua qualidade de vida, incentivando seu crescimento pessoal e profissional e aumentando sua fonte de renda através da venda de produtos que antes seriam desperdiçados. Vale salientar que através de suas ações, o projeto torna-se responsável pelo desenvolvimento econômico, socioeducativo e ambiental da região.
Dona Nonata, agricultora e moradora do local, fala sobre os benefícios para a comunidade, enfatizando a feira itinerante proposta pelo time, a “Bodega Sustentável”:
“A gente não tinha onde vender, também não tínhamos carro para ir, era muito difícil. Daí, quando começou as feiras, que é a Bodega na Praça de Cuba, daí começou a melhorar”.
Além disso, o time levou à comunidade diversas formações através de palestras e oficinas, onde foram abordados temas como: consciência ambiental e o descarte adequado dos resíduos. A partir daí, foram realizados mutirões de limpeza a fim de eliminar o problema do lixo. Foi instalado um Laboratório de Informática na comunidade, onde serão ministrados cursos de informática básica, bem como servirá para estudo dos jovens da comunidade que terão acessos a Bolsas de Graduação á Distância (EAD), também providenciadas pelo time, através de parceria com instituição de ensino local.
O campeonato contou com a participação de times Enactus do estado do Ceará. São eles: Faculdade Vale do Salgado, IFCE Maracanaú, UFC, UFCA, UFCA Crato e UVA Sobral.
Resultado de imagem para Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio uva sobral

Sobre a Enactus:

É uma organização internacional sem fins lucrativos, presente em 36 países, mais de 1.700 instituições de ensino superior, e que conta com a participação de 70.500 estudantes ao redor do mundo. No Brasil, está presente em 120 intuições de ensino superior e conta com uma rede de +2800 estudantes universitários. A Enactus estimula estudantes universitários a desenvolver projetos baseados em ações empreendedoras para melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades. Tornam-se com isso transformadores sociais, por levarem para a sociedade o conhecimento que estão adquirindo na universidade e empoderando pessoas.

Jonas Deison

Somos um portal de notícias focado na cidade de Sobral, Ceará. Prezamos sempre pela notícia verdadeira e sem conteúdo apelativo. Contato: (88) 99222-3363 | (88) 99632-4226 Administrador: Jonas Deison

Deixe uma resposta