TRE inicia biometria obrigatória em Santana do Acaraú, Morrinhos, Massapê e Senador Sá

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) dará seguimento à implementação do ciclo de revisões biométricas obrigatórias nessa sexta-feira (29), nos municípios de Santana do Acaraú e Morrinhos (44ª Zona Eleitoral) e Massapê e Senador Sá (45ª Zona Eleitoral).

O juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará (CRE-CE), Rommel Conrado, presidirá as cerimônias de instalação, que ocorrerão nas sedes de cada uma das zonas eleitorais.

Em Massapê (45ª ZE), a Audiência Pública do recadastramento biométrico ocorrerá às 9h, no Auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Francisca Neilyta Carneiro Albuquerque. Já em Santana do Acaraú (44ª ZE), a solenidade será no Auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Francisco das Chagas Vasconcelos, às 14h.

No processo de revisão biométrica, os eleitores são obrigados a fazer o recadastramento através da coleta de dados biométricos. Se perderem o prazo, terão o título cancelado e ficam impedidos de tirar passaporte, fazer matrícula em instituições de ensino superior, pedir empréstimos em bancos públicos e podem ainda ter implicações no CPF.

Prazos
Para o eleitorado de Santana do Acaraú e Morrinhos (44ª ZE), a revisão seguirá até 30 de agosto de 2019. Dos 41.671 eleitores da zona, apenas 12.780 (30,66%) realizaram o cadastramento biométrico. Em Massapê e Senador Sá (45ª ZE), onde a revisão segue até 27 de setembro de 2019, só 11.165 eleitores (31,13%) realizaram o cadastramento biométrico, do total de 35.858 inscritos na zona eleitoral.

Documentação
Os eleitores precisam levar um documento de identificação oficial com foto e o comprovante de residência atualizado.
Agendamento
O TRE-CE esclarece aos eleitores que o atendimento pode ser agendado, através do telefone 148, ou na página do tribunal.
Meta
A meta do TRE-CE é recadastrar 100% do eleitorado do Estado do Ceará para as eleições de 2020. Dos 184 municípios cearenses, apenas 55 não concluíram os trabalhos de biometria, incluindo Fortaleza.
(com informações do TRE)