Três estudantes cearenses conquistam ouro e prata na Olimpíada Internacional de Matemática

A edição de 2020 da Olimpíada Internacional de Matemática teve grande representação do Ceará no pódio. Pedro Gomes Cabral conquistou uma medalha de ouro; enquanto Francisco Moreira Machado Neto e Gabriel Ribeiro Paiva conquistaram uma medalha de prata cada — os três são alunos de escolas em Fortaleza.

Ao todo, seis estudantes representaram o Brasil no pódio do evento. Três competidores do Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí também conquistaram medalhas de prata. Pedro foi o único brasileiro a conquistar a medalha mais valiosa.

O estudante, de 18 anos, diz ter realizado o sonho de sua vida com a medalha de ouro na maior competição da disciplina entre estudantes de 14 a 19 anos. Pedro, que é natural de Pernambuco, relembra as horas de estudo que resultaram na vitória.

Pedro se preparava para a olimpíada desde 2016. Em 2018, quando participou pela primeira vez de uma competição internacional, ele se mudou de Recife para Fortaleza. “Os professores do colégio em que eu estudei em Fortaleza eram ex-alunos de olimpíada e tinham uma preparação muito boa para ensinar com esse propósito”, justifica o estudante.

O medalhista conta que chegou a estudar cerca de 11 horas por dia, mas antes ele teve de passar por uma série de testes e preparação para os estudos.

“A seleção começa com a Olimpíada Brasileira de Matemática e os selecionados podem participar da Olimpíada Internacional de Matemática. A gente passa por vários testes, que determinam os seis alunos que cada país manda”, detalha o estudante.

Fonte: Diário do Nordeste

Deixe uma resposta