UFC obtém licenças para construir Estação Científica em Jericoacoara; veja detalhes
De cordo com a universidade, o próximo passo é a realização da licitação para definir a empresa responsável pela obra da Estação Científica
A Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou, nesta segunda-feira (28), que obteve o alvará de construção e a licença prévia e de instalação da futura Estação Científica de Jericoacoara, unidade associada ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
A autorização por parte da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara libera a instalação do equipamento na Vila de Jericoacoara, “a fim de promover ações de pesquisa, educação ambiental e turismo ecológico”, segundo a instituição.
De acordo com a Universidade, o próximo passo é a realização de licitação para definir a empresa responsável pela obra da Estação Científica.
O terreno está situado a cerca de 300 metros do mar e foi doado à UFC pela Prefeitura de Jijoca por meio da lei municipal nº 876/2024.
O projeto será implantado em uma área de 5.648 m², no centro da Vila de Jericoacoara, onde funcionou o mercado público, desativado em 2002.
“Será um espaço privilegiado para aulas práticas, estágios, escolas internacionais, cursos de capacitação, eventos científicos e pesquisas que beneficiem o poder público e o setor privado”, afirmou o professor visitante sênior Tommaso Giarrizzo, do Labomar.
ESTRUTURA DA ESTAÇÃO CIENTÍFICA
A Estação Científica contemplará ambientes de ensino, pesquisa e extensão, que serão imersos no primeiro Jardim Botânico de Jeri.
O ambiente contará com cinco equipamentos integrados ao Jardim Botânico:
- Museu de Jeri, com exposições físicas e virtuais sobre o meio ambiente e a história local;
- Laboratórios de pesquisa e gabinetes;
- Alojamento para 22 servidores, docentes e pesquisadores e 40 estudantes de graduação e pós-graduação;
- Centro de Formação e Escola de Turismo, com quatro salas de aula voltadas à qualificação profissional de moradores e visitantes, incluindo a futura graduação em Turismo Ecológico da UFC;
- Centro de eventos e auditório multifuncional, com capacidade para 300 pessoas.
“Elaboramos um projeto com jardins de chuva, bosques adensados, jardim sensorial, jardim de cactos, coleções de frutíferas e cinema ao ar livre”, explica o paisagista Bruno Ary, responsável pelo projeto.
TRÂMITES PARA LICENCIAMENTO
A UFC elaborou, ao longo de 2024, visando ao licenciamento, projetos arquitetônico, paisagístico e executivo da Estação Científica, além do estudo de viabilidade ambiental (EVA).
Os projetos foram financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Cearense para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Com a conclusão dos projetos e estudos, teve início o trâmite para obtenção do licenciamento.
Neste mês, as construções antigas e sem condições de reaproveitamento no terreno doado à UFC foram demolidas. O terreno já foi sinalizado com as placas da Universidade, do alvará e do licenciamento, estando pronto para receber a construção.
Fonte: Diário do Nordeste