UFC vai adotar 50% de cotas a partir de 2014
A Universidade federal do Ceará (UFC) irá ofertar 50% de suas vagas (por curso e turno) a alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública já no próximo processo seletivo. Os demais 50% das vagas permanecem disponíveis para ampla concorrência. A decisão, aprovada na reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Instituição realizada na manhã desta sexta-feira, 4, segue o Decreto nº 7.824/2012, do governo federal, que determina que instituições públicas federais de nível superior têm até agosto de 2016 para a implantação total do sistema de cotas – válido inicialmente por dez anos, desde agosto de 2012.
Nos dois casos será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, contabilizado no último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual no Ceará é de 67% (resultado da soma de 62% de pardos, 4,8% de pretos e 0,2% de indígenas). Nos quatro primeiros anos da Lei, cotistas podem disputar vagas também na ampla concorrência.
Lei das Cotas
Todas unidades de ensino federais deverão ofertar, no mínimo, 25% de suas vagas para estudantes oriundos integralmente do Ensino Médio público, a partir de 2014. Segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC), no primeiro ano de implantação, 34% das universidades federais e 83% dos institutos federais se anteciparam às regras de transição e cumpriram integralmente a Lei das Cotas.
UFC
Parte dos cursos da UFC já possui um percentual de alunos oriundos da rede pública superior ao que prevê a Lei. São eles: Redes de Computadores (Quixadá), com 91,2%; Música (Sobral), com 76,2%; Sistemas de Informação (Quixadá), com 69,8%; Letras-Espanhol (Fortaleza-Noturno), com 51,9%, e Biblioteconomia (Fortaleza), com 51,4%. No caso de cursos mais concorridos da UFC, o percentual de estudantes oriundos da rede pública também é considerável: Direito Noturno, com 25%; Direito Diurno, com 16,3%; Medicina (Fortaleza), com 17,4%, e Medicina (Cariri), com 14,3%.