“Um grande desafio”, diz Izolda após ser confirmada como pré-candidata à prefeitura de Sobral

A pré-candidata à prefeitura de Sobral, Izolda Cela (PSB), ex-governadora do Ceará, garantiu que essa nova missão no município é “um grande desafio”.

“Eu me sinto muito honrada, com certeza, de ter meu nome lembrado. É um ponto, como eu falei, de muita honra. É um desafio, com certeza. É um grande desafio”, anunciou. A declaração foi dada ao O Povo.

Quem deu o comunicado de sua pré-candidatura foi o atual prefeito, Ivo Gomes, neste sábado, 29, em encontro com correligionários do PSB na cidade.

“Em reunião hoje com pré-candidatos a vereadores, conversamos sobre a nossa pré-candidata a prefeita de Sobral, Izolda Cela: uma mulher séria, querida e comprometida com a transformação da vida das pessoas!”, disse.

Histórico recente de Izolda

O governo Lula oficializou a exoneração de Izolda do cargo de secretária-executiva do Ministério da Educação no dia 4 junho.

O ministro da Educação, Camilo Santana, expressou rapidamente sua gratidão e reconhecimento a sua amiga: “Obrigado, Izolda Cela, companheira de tantas lutas, por toda sua dedicação à frente da Secretaria Executiva do Ministério da Educação. Que Deus ilumine seus próximos projetos. Seguimos juntos!”.

Izolda, ex-governadora do Ceará, foi uma das cotadas para assumir o cargo de ministra da Educação, porém, a posição foi atribuída a Camilo. Recentemente, ela ingressou no PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e do senador Cid Gomes, após sua saída do PDT.

Izolda nunca foi filiada ao PT e deixou o PDT após um rompimento entre os dois partidos, que foram aliados por décadas no Ceará. Natural de Sobral, a psicóloga e mestre em Gestão atuou como secretária da cidade entre 2001 e 2006.

Posteriormente, expandiu suas iniciativas de alfabetização infantil para todo o Ceará, ao assumir a secretaria estadual em 2007. O governo, na época liderado pelo PDT, passou a fornecer incentivos materiais e financeiros para que os municípios pudessem aprimorar a aprendizagem dos alunos.

Essa política foi mantida por Camilo, eleito governador pelo PT em 2014, enquanto Izolda assumiu a vice-governadoria. Ela se tornou governadora quando Camilo concorreu ao Senado em 2022, cargo que venceu antes de assumir o ministério.