Unicef e Renato Aragão visitam cidade modelo de educação para o Brasil

Após ser apontado como o município do Brasil que oferece as melhores condições de ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes, segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública com o apoio da Fundação Lemann, do Instituto Península e da Fundação Roberto Marinho, Sobral recebeu, nesta quinta-feira (10), a visita de seu ilustre filho, Renato Aragão ‘Didi’, que foi homenageado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância pelos seus 24 anos como embaixador do Unicef no Brasil.

Na ocasião, Renato Aragão ‘Didi’ revisitou locais da sua infância, como o Boulevard do Arco de Nossa Senhora de Fátima e a Praça do Theatro São João, conversou com conterrâneos e foi homenageado pelo pelos seus 24 anos como embaixador do Unicef no Brasil. “Sinto muito orgulho de ser sobralense e de trabalhar no Unicef. É uma felicidade enorme voltar aqui nesta terra e rever esses lugares onde nasci e morei”, disse emocionado o humorista.

Com a presença do prefeito Veveu Arruda, da governadora em exercício, Izolda Cela, da primeira-dama do Estado do Ceará, Onélia Leite, do deputado Ivo Gomes, do vice-prefeito Carlos Hilton Soares, do secretário de Educação de Sobral, Júlio Cesar da Costa, a Prefeitura de Sobral homenageou Renato Aragão dando o nome de seu mais famoso personagem ao Espaço de Referência do Brincar, que passou a se chamar ‘Brinquedoteca do Didi’. “Já recebi muitas homenagens, muitos troféus, mas uns são inesquecíveis, principalmente, partindo de crianças tudo é sincero. Por isso eu vou guardar essa lembrança e quero dizer que estou muito feliz e orgulhoso por esse presente que Unicef e Sobral fizeram pra vocês, essa Brinquedoteca”, disse emocionado o humorista lembrando o que “Toda criança tem direito de brinca” como estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente, que comemora 25 anos.

As homenagens continuaram à tarde no Theatro São João que recebeu pela primeira vez em seu palco o humorista Renato Aragão. Na ocasião, o prefeito Veveu entregou decreto que nomeia o Centro de Educação Infantil, no bairro Cidade José Euclides, com o nome da mãe do humorista ‘Dinorá Gondim Lins Aragão’. Renato Aragão também assinou como paraninfo da primeira turma de crianças que será matriculada no CEI do bairro José Euclides. A solenidade foi animada pela Banda de Música de Sobral e pelas crianças do programa Fala Garotada.

Comemorando 69 anos da atuação, o Unicef é uma organização mundial que trabalha em defesa dos direitos das crianças  e atua em  158 países de todo o mundo.  Para o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, “Sobral é uma cidade especial no Brasil. O prefeito contou que a taxa de mortalidade infantil da cidade de Sobral é menos de 9 por mil nascidos vivos, mas não contou que há duas décadas era quase 70. Então parabéns Sobral! Sobral tem uma educação pública de referência para todo o Brasil e não foi à toa que Sobral é uma das poucas cidades do Brasil que conquistou todas as seis edições do Selo Unicef – Município Aprovado.