Unicef lança 7ª edição do Selo Município Aprovado 2013-2016
Prefeito Veveu e a Secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, ao lado do representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl e do pessoal da Brinquedoteca de Sobral |
O lançamento da 7ª edição do Selo Unicef Município Aprovado (2013-2016) reuniu, nessa sexta-feira, 11, no Centro de Eventos do Ceará, representantes dos municípios certificados, ao longo de 14 anos de criação do Selo. Nesse período, 117, dos 184 municípios cearenses conquistaram a certificação, pelo menos uma vez. Sobral se destaca como um dos poucos municípios a ter o Selo desde o início do programa.
Durante a cerimônia de lançamento, o palco foi tomado pelos Educadores Sociais da Brinquedoteca de Sobral, que explicaram ao público, de forma descontraída, a adesão dos municípios ao Selo Unicef e seus benefícios, além de abordarem diversos outros temas sociais, com música, dança e brincadeiras.
Criado para atender aos municípios cearenses, numa parceria entre os governos Federal, Estadual e prefeituras, hoje, o Selo está presente em todos os Estados do semiárido e na Amazônia Legal, num total de 19 Estados brasileiros. No ano passado foram certificados 407 municípios: 121 na região amazônica e 286 no semiárido (66 deles no Ceará).
De acordo com os participantes, o maior resultado obtido é a garantia de vida de meninos e meninas, a partir da soma dos esforços de gestores, comunidades e as próprias crianças e adolescentes, que têm ajudado a garantir não apenas seus direitos, mas incentivado a criação de políticas públicas sociais mais abrangentes e eficazes.
Em suas palavras, a Secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, que representou o Governador Cid Gomes, no evento, disse que “o que faz o Selo ter tanto sucesso, é uma força de realização de metas fundamentais que cada gestão pública precisa se esforçar para garantir. Essa rede criada em torno desse importante trabalho contagia e mobiliza todas as nossas ações”.
Participaram do lançamento, o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl; a adolescente Maria Emília Dias, representando o Município de Croatá; a Presidente da Aprece, Adriana Pinheiro; Antônio Lima, Procurador Regional do Trabalho; e a coordenadora de sustentabilidade da Coelce, Débora Pinho.