Unidade do Vapt Vupt de Sobral irá abrir aos sábados para emissão de urgência da nova carteira de identidade

A população pode procurar sedes de Sobral, Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte. O agendamento deve ser feito pela internet.

Unidades do Vapt Vupt em quatro cidades do Ceará vão abrir aos sábados para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) — o novo RG. A população pode procurar as sedes de Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, mas o agendamento deve ser feito pela internet.

A estimativa do governo estadual é facilitar a emissão de 10 mil CINs para cidadãos com necessidades de urgência ou em situação de vulnerabilidade. O trabalho é uma parceria da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) com a Secretaria da Proteção Social (SPS).

O serviço será oferecido exclusivamente em situações de urgência devidamente justificadas e ocorrerá em três sábados de setembro: dias 14, 21 e 28.

 Os interessados devem procurar as seguintes unidades:

  • Fortaleza (sede da CHPB da Pefoce, unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão)
  • Maracanaú (Casa do Cidadão)
  • Juazeiro do Norte (Vapt Vupt)
  • Sobral (Vapt Vupt).

O atendimento será feito exclusivamente com agendamento prévio pela internet.

A urgência pode ser justificada por motivos de saúde, trabalho, questões sociais ou outras situações.

A carteira de identidade é essencial para o acesso a serviços de saúde, emprego e benefícios sociais.

As carteiras de identidade emitidas antes da adoção do novo modelo, em janeiro de 2024, continuam válidas até o ano de 2032.

Agendamento

Os interessados que precisam da CIN em caráter de urgência devem realizar o agendamento online, justificando a urgência e anexando documentos comprobatórios.

Para acessar o serviço, o cidadão deve clicar na opção Emissão Carteira de Identidade – Casos Emergenciais” no portal, e seguir as etapas solicitadas.

As solicitações serão analisadas e priorizadas conforme os critérios de urgência, conforme o governo estadual.

O agendamento começou nesta quarta-feira (11), e a campanha emergencial ocorrerá mensalmente, como uma medida contínua para atender a população em situações emergenciais.

A nova campanha de emissão emergencial da CIN tem capacidade para realizar um total de 3.325 atendimentos a cada sábado, totalizando, aproximadamente, 10 mil atendimentos no final da operação.

Na ação deste mês de setembro, a Pefoce, por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), será responsável por 875 atendimentos diários, enquanto as unidades do Vapt Vupt atenderão 2.210 cidadãos, e as Casas do Cidadão realizarão 240 atendimentos por dia.

O Governo do Ceará ressaltou que, além dessa ação emergencial aos sábados, o atendimento emergencial para emissão da CIN já ocorre diariamente em todas as unidades Vapt Vupt e em diversas unidades da Pefoce, atendendo cidadãos que necessitam do documento em caráter urgente, garantindo a prestação de serviços contínuos e acessíveis para todos.

Situações que permitem a emissão emergencial incluem:

 

  • Urgências médicas: pacientes que precisem do documento para internação ou tratamentos emergenciais.
  • Desemprego: cidadãos que necessitem do documento para buscar emprego ou participar de concursos públicos.
  • Vulnerabilidade social: pessoas em situação de fragilidade social ou econômica.
  • Viagens: necessidade de documentação comprovada para viagens.
  • Estudantes: requerimento do documento para matrícula ou finalidades educacionais.
  • Prova de vida: exigência do documento para procedimentos relacionados à Previdência Social/INSS.
  • Benefícios sociais: para recebimento de auxílios municipais, estaduais ou federais.
  • Públicos prioritários: idosos, pessoas com deficiência (PcD), gestantes, lactantes e pessoas com transtorno do espectro autista, conforme previsto em lei.

 

Fonte: G1 CE

Fonte: G1 CE