UNINTA e SEBRAE conectam academia, mercado, pesquisa e sociedade na II Semana de Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa

De 5 a 7 de maio, o Centro Universitário Inta (UNINTA) e o Sebrae promoveram a II Semana de Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa, reunindo estudantes, professores, pesquisadores, empresários e lideranças do ecossistema de inovação em uma programação marcada por colaboração, criatividade e impacto prático. Com atividades distribuídas entre o campus e a Cadeia Criativa de Sobral, o evento transformou diferentes espaços da cidade em polos de troca de conhecimento, construção de redes e oportunidades reais de desenvolvimento.

A semana foi idealizada e organizada pelos cursos do Centro de Ciências Humanas e Empresariais (CCHE) — Administração, Jornalismo, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Gastronomia, Direito e Design de Interiores — e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), e contou com uma parceria estratégica com a Cadeia Criativa de Sobral. Além disso, o evento contou com o patrocínio do Hotel Letiva e Acaraú Valley, e apoio do Quick Sorvetes e Delrio. A ação reafirma o papel do UNINTA como articulador entre academia, mercado e território.

A abertura oficial aconteceu no Auditório Oscar Spíndola Rodrigues, na sede do UNINTA, e teve como destaque a palestra de Denilson Shikako, CEO da Fábrica de Criatividade e consultor de inovação de empresas como Disney, Vivo e diversas multinacionais. Com uma fala inspiradora e provocativa, Shikako abordou o potencial da inovação como força de transformação pessoal, social e econômica.

O segundo dia foi marcado por uma série de atividades na Cadeia Criativa de Sobral, iniciando com uma roda de conversa sobre startups e inovação social, mediada por Amaury Portugal, presidente do Acaraú Valley, com os convidados Márcio Régio, CEO do Hub Cuida, e Samya Angelym, presidente da Associação Cearense de Inovação. Em seguida, estudantes e convidados externos apresentaram seus pitches de negócios, avaliados por uma banca técnica composta por representantes do setor produtivo. Três iniciativas foram premiadas com mentorias do Acaraú Valley, demonstrando a potência inovadora que surge dentro do ambiente universitário.

“Ver empresários, estudantes e pesquisadores dialogando com foco em soluções reais é a prova de que estamos construindo um ecossistema mais robusto, com inovação surgindo de forma colaborativa e orgânica”, afirmou Amaury Portugal.

A programação seguiu com o Encontro de Pesquisadores e Empresários de Sobral, no último dia, à tarde, promovido pelo Curso de Administração e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do UNINTA. A dinâmica de matchmaking, inspirada em modelos internacionais de inovação aberta, aproximou 20 pesquisadores e 15 empresários, em rodadas de pitches curtos, para apresentar demandas, trocar ideias e buscar parcerias. O resultado veio logo na primeira rodada: um negócio foi gerado a partir de uma conexão feita no evento.

“Nossa proposta com o matchmaking é fazer com que a inovação deixe de ser um conceito abstrato e passe a acontecer na prática, com impacto direto no território. E conseguimos isso logo na primeira edição”, destacou Carlos Artur Alves, coordenador do NIT.

Também participaram do momento nomes estratégicos do ecossistema de inovação cearense, como Samuel Façanha, cientista-chefe de inovação do Governo do Estado do Ceará, além de Samya Angelym e Márcio Régio. Dentre os nomes do mercado, estiveram presentes representantes de grandes empresas como Grendene, Itaipava, FIEC e Nutrilight.

Para Joyce Albuquerque, coordenadora do curso de Administração, a semana foi marcada pela integração e pela quebra de barreiras entre diferentes áreas do saber:

“Nosso objetivo foi romper os muros entre áreas do conhecimento e entre a universidade e o mercado. Criamos um ambiente de aprendizagem vivo, onde o empreendedorismo é entendido como atitude e prática transversal.”
O encerramento oficial da II Semana do Empreendedorismo aconteceu com a realização da Mostra Científica, que reuniu a apresentação de cerca de 30 trabalhos de pesquisa, inovação e extensão, desenvolvidos por estudantes da instituição. O momento foi marcado por trocas enriquecedoras, visibilidade para projetos em andamento e a premiação dos melhores trabalhos, reforçando o papel da ciência e da produção acadêmica no fortalecimento do território.

“A Cadeia Criativa tem como missão ser um polo de convergência entre arte, tecnologia, educação e inovação. Estar ao lado do UNINTA nessa ação reforça nosso compromisso com uma Sobral criativa, empreendedora e transformadora”, destacou Messias Aguiar, diretor da instituição.

Com negócios firmados, iniciativas premiadas, parcerias iniciadas e alunos protagonizando soluções reais, a II Semana de Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa consolida o UNINTA como instituição referência em formação empreendedora e articulação entre ciência, mercado e sociedade no interior do Ceará.